A Alpine está desenvolvendo uma série de veículos elétricos (EVs), incluindo um sucessor totalmente elétrico para o carro esportivo A110 e a versão de produção do crossover A390. Adicionalmente, a marca trabalha em um novo tourer 2+2, com lançamento previsto para 2028 e rumores de que será chamado de A310.
O A310 se posicionará entre o A110 e o A390 em termos de tamanho. Será construído sobre a nova Alpine Performance Platform, que também será utilizada pelo próximo A110 EV. O objetivo é posicioná-lo como um carro esportivo maior e mais prático, similar à forma como o Porsche 911 oferece maior praticidade em relação ao 718 Cayman.
Assim como o A390, o novo Alpine A310 utilizará três motores elétricos. Essa configuração consiste em um único motor no eixo dianteiro e dois motores na traseira. Os detalhes de potência e torque ainda não foram confirmados. Espera-se que o modelo Alpine utilize um sistema complexo de vetorização de torque, garantindo dirigibilidade e comportamento de carro esportivo.
Em entrevista à Autocar, o diretor de marketing da Alpine, Bruce Pillard, observou que “adicionar mais dois assentos em um carro fará uma grande diferença”, quando comparado ao apelo e volume limitados do A110 de dois lugares. Ele descreveu o novo modelo como um “verdadeiro Alpine”, que será “um ícone dos futuros carros esportivos”.
Influências do A390
Como os fotógrafos ainda não flagraram o novo A310 em testes, poucos detalhes sobre seu design são conhecidos. Especula-se que ele poderá ter uma frente similar ao A390, incluindo uma barra de luz LED, e que poderá chegar ao mercado com rodas que se iluminam quando o sistema de vetorização de torque entra em ação, prometendo despertar o interesse dos observadores, dada a ausência de um ronco de escapamento estimulante.
Outros Alpines elétricos estão em desenvolvimento, incluindo modelos maiores que a marca espera que lhe permitam entrar no mercado americano.