Notícias

Alfa Romeo revela detalhes do inovador sistema Q4, focado em eficiência

Centrado na eficiência e representando um avanço significativo na tecnologia de tração integral, a Alfa Romeo apresentou detalhes de seu inovador sistema Q4

A Alfa Romeo apresentou detalhes do seu inovador sistema Q4, um projeto centrado na eficiência e que marca um avanço significativo na tecnologia de tração integral. Este anúncio completa o lançamento do modelo Junior, já disponível em 38 países, com um total de 30.000 pedidos em todo o mundo. Desses, uma parcela notável de 19% corresponde à configuração totalmente elétrica. Veja também sobre o Alfa Romeo Stelvio repaginado que chegará em 2026 com opções elétricas e híbridas.

A expectativa é que esses números aumentem com a chegada do novo Ibrida Q4, o único carro compacto *premium* a oferecer uma variante com tração integral Q4 e gerenciamento automatizado do eixo traseiro. A tração integral é um fator essencial para uma marca *premium* como a Alfa Romeo, e o Q4 oferece essa funcionalidade de forma inteligente, utilizando o sistema de Tecnologia Power Looping para garantir seu funcionamento mesmo com bateria em níveis baixos.

O seletor DNA da Alfa Romeo permite que o motorista adapte o desempenho do veículo a diferentes necessidades de condução:

  • Dinâmico: Para uma experiência esportiva com potência máxima.
  • Natural: Ideal para uso diário.
  • Eficiência Avançada: Otimiza o consumo de combustível e oferece uma condução suave.
  • Q4: Para condições de baixa aderência, garantindo segurança e controle máximos.

Nos modos ‘Natural’ e ‘Eficiência Avançada’, o sistema Q4 opera automaticamente, priorizando a eficiência sem sacrificar a tração integral quando necessário. Até 90 km/h, o carro opera predominantemente com tração dianteira (FWD) para maximizar a eficiência energética. No entanto, o *software* avançado pode ativar a tração traseira quando necessário, alternando para o modo AWD para garantir máxima estabilidade e tração em todas as condições de direção.

Ao selecionar o modo de condução ‘Dinâmico’, a tração integral Q4 otimiza o desempenho para garantir máxima tração e capacidade de resposta. De 0 a 40 km/h, o carro opera sempre em AWD, distribuindo o torque em ambos os eixos para garantir máxima aderência e aceleração mais eficaz. Acima de 40 km/h, o sistema prioriza a eficiência, alternando automaticamente para tração dianteira (FWD) apenas para reduzir as perdas de energia sem comprometer a dinâmica de condução. A Magna e Nvidia unem forças para impulsionar tecnologias automotivas, buscando melhorar a experiência de direção.

No modo ‘Q4’, a tração integral está sempre ativa até 30 km/h, garantindo máxima tração ao arrancar e em baixas velocidades. Uma vez ultrapassado este limite, o modo SMART Q4 entra em ação, onde o motor elétrico permanece ativado em todos os momentos, para um engate mais rápido da tração traseira quando necessário.

Este sistema inteligente otimiza a dinâmica de condução, mantendo a capacidade de resposta da tração integral até 90 km/h, para um equilíbrio perfeito entre desempenho e eficiência. Graças à função Tecnologia Power Looping, a tração traseira permanece ativa mesmo com bateria fraca, garantindo a continuidade do desempenho. Nesta configuração, o motor elétrico dianteiro também atua como gerador de energia, alimentando diretamente o motor traseiro.

Dinâmica de condução: máxima agilidade e controle com tração integral Q4

A tração integral Q4 eleva ainda mais o desempenho dinâmico do Junior Ibrida, oferecendo curvas mais rápidas e precisas. A versão Q4 faz curvas mais rápido do que a já excelente versão híbrida FWD. Essa melhoria resulta em maior agilidade e capacidade de resposta do veículo, otimizando o controle e a dinâmica de condução sem comprometer a estabilidade.

Mesmo no modo de condução Dinâmico, a versão Q4 agrega valor, proporcionando um equilíbrio perfeito entre agilidade e estabilidade. A velocidade nas curvas representa uma melhoria significativa em relação à versão híbrida FWD, sendo sempre responsiva e precisa. Para suportar este equilíbrio dinâmico, a configuração Q4 reduz a subviragem em 30%, permitindo que o carro mantenha uma trajetória mais natural e precisa nas curvas.

A nova configuração da suspensão e o gerenciamento de torque otimizado distribuem a tração de forma mais eficaz, aprimorando ainda mais as qualidades do Junior Ibrida e tornando a condução ainda mais intuitiva e envolvente. Além disso, a Zeekr aprimora condução autônoma, mostrando avanços contínuos no setor.

Pontos fortes do novo Junior Ibrida Q4

Em termos de eficiência, o novo modelo é referência na categoria: como não há conexão física entre os dois eixos, o consumo e as emissões de CO2 são baixos, sendo estas últimas inferiores a 120g. O Junior Ibrida Q4 estreia a suspensão traseira independente MultiLink nesta plataforma, garantindo o máximo conforto e os mais altos níveis de prazer de condução na condução diária. O desempenho da tração é excepcional em todas as condições: seja na neve, lama ou estradas rurais na chuva, o veículo garante máxima aderência, oferecendo segurança e controle em qualquer cenário.

Com o lançamento da nova tecnologia Q4, a linha Junior é expandida, tornando-se a mais abrangente do segmento e dando aos clientes uma escolha entre motores totalmente elétricos (ideais para a cidade) ou híbridos (perfeitos para longas distâncias) e diferentes versões: Junior para desfrutar da esportividade diária; Junior Veloce para quem busca desempenho extremo; e Junior Ibrida Q4, para uma condução segura, confortável e de alto desempenho em todas as condições, principalmente em caso de pouca aderência, sem comprometer o peso e a eficiência. Para quem busca opções elétricas compactas, o Chery QQ Duomi chega ao mercado chinês com tamanho de Dolphin Mini.

Configuração híbrida Q4 para satisfazer uma gama diversificada de clientes

O Junior Ibrida Q4 combina um motor turbo de 1,2 litro com 136 cv e dois motores elétricos de 21 kW para uma potência combinada de 145 cv. A configuração inclui um motor elétrico no eixo dianteiro, integrado à transmissão automática de dupla embreagem de seis marchas, e um segundo motor montado no eixo traseiro, garantindo tração sem conexão física entre os dois eixos. Este *layout* garante a distribuição ideal do torque, garantindo excelente tração em todas as condições de direção.

Ideal para estradas difíceis e condições climáticas adversas, a nova versão Junior Q4 foi projetada para uma clientela diversificada: desde entusiastas de esportes de inverno e verão até entusiastas de tração integral. Também atende às necessidades de quem deseja máxima versatilidade, para que possam enfrentar tanto percursos urbanos com agilidade quanto desvios em terrenos menos confortáveis ​​com total segurança.

O Junior Ibrida Q4 é, portanto, uma escolha natural para quem procura um carro que se adapte a todas as necessidades de condução ou tarefas profissionais, tornando-o ideal também para frotas e para o setor empresarial. E falando em novidades, a Chery Jetour Traveller 2025 ganha upgrade no visual.

Máximo conforto de condução com suspensão traseira MultiLink

Estreando na plataforma pela primeira vez, a suspensão traseira independente MultiLink foi projetada para garantir o máximo conforto para a condução diária e melhorar a tração em todas as condições de estrada. As molas, amortecedores e barras estabilizadoras foram especialmente desenvolvidos para esta configuração. Este avançado sistema de suspensão proporciona uma maior capacidade de absorver as irregularidades do solo, garantindo um conforto superior para todos os ocupantes e uma excelente condução.

Design icônico e recursos *premium*

Em termos de estética, os destaques do Junior Ibrida Q4 são a nova reinterpretação do emblema “Leggenda”, faróis Full LED e rodas de liga leve “Petali” de 18”. O habitáculo é embelezado com características exclusivas como volante em pele, bancos Spiga aquecidos em vinil e tecido (regulação elétrica do banco do condutor com massagem e 6 vias manuais para o banco do passageiro), sistema de infoentretenimento de 10,25” com navegação, sistema de som com 6 altifalantes e pedais e soleiras das portas em alumínio.

A atenção aos detalhes também é garantida pela iluminação interior elegante e distinta de 8 cores que marca as saídas de ar, o túnel central e o icônico Telescópio. Também de série, condução autônoma de nível 2, câmera retrovisora ​​de 180°, porta traseira elétrica mãos-livres e sistema *keyless* com tecnologia de acesso por proximidade.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.