A Alfa Romeo confirmou que o modelo Giulietta não terá um sucessor, marcando o fim da participação da marca no segmento de hatches. A decisão é atribuída à crescente demanda por SUVs, com o Alfa Romeo Tonale sendo posicionado como um sucessor indireto do Giulietta.
Santo Ficili, CEO da Alfa Romeo, revelou em entrevista ao veículo francês *L’Argus* que não há planos para um novo hatch, contrariando rumores anteriores. Segundo Ficili, “honestamente, no momento, não vejo futuro para um Giulietta porque não há demanda por um sedã compacto. Hoje, o Giulietta é o Tonale“. O executivo, que se declarou um entusiasta do modelo, justificou a decisão com a necessidade de acompanhar as tendências do mercado, onde os consumidores priorizam os SUVs.
O nome Giulietta tem uma história rica na Alfa Romeo, tendo sido usado pela primeira vez em um cupê 2+2 em 1954, seguido por um sedã de quatro portas e um roadster. Uma segunda versão, exclusivamente sedã, surgiu em 1977. O hatch Giulietta, que inicialmente seria chamado Milano, foi lançado em 2010 e produzido até 2020.
Um novo Giulietta competiria com modelos como BMW Série 1, Audi A3 e Mercedes Classe A, este último também com futuro incerto após o fim da geração atual. A plataforma mais provável para o projeto seria a STLA Medium, permitindo opções de motorização elétrica e híbrida, compartilhada com outros modelos da Stellantis.
Apesar de o antigo CEO Jean-Philippe Imparato ter acenado com a possibilidade de um sucessor em 2023, a marca agora parece ter abandonado a ideia, focando em lançamentos anuais que incluem o Tonale, Junior, Stelvio e Giulia, culminando com um SUV/crossover para o mercado americano em 2027.
Em contrapartida, a Volkswagen anunciou atualizações para a linha Golf 2025 na Austrália, com a introdução de uma nova versão Style, além de melhorias nos modelos esportivos GTI e R. O Golf Style adiciona rodas de 18 polegadas, tela de infoentretenimento maior (12,9 polegadas), vidros traseiros escurecidos, iluminação ambiente e bancos elétricos.
O modelo R-Line oferece perfis de condução com modo Sport e bancos em couro. Os modelos regulares mantêm o motor 1.4 turbo de 110kW, enquanto o GTI agora entrega 195kW e o Golf R, 245kW. As opções híbridas, disponíveis na Europa, seguem sem previsão para o mercado australiano.