Notícias

Aito M9 2025 recebe atualizações e quatro sensores LiDAR na China

Trazendo como grande novidade a incorporação de quatro sensores LiDAR, a Seres e a Huawei lançaram, na China, a versão atualizada do SUV full-size Aito M9

A Seres e a Huawei lançaram na China a versão atualizada do SUV full-size Aito M9. O modelo 2025, que já está à venda, apresenta como grande novidade a incorporação de quatro sensores LiDAR e preço inicial de 469.800 yuan (aproximadamente US$ 64.970).

O Aito M9, um veículo de grande porte disponível em versões EREV (Extended Range Electric Vehicle) e BEV (Battery Electric Vehicle), busca, com essas atualizações, manter o forte desempenho de vendas que o consagrou no mercado chinês.

Aito M9 2025 recebe atualizações e quatro sensores LiDAR na China
Crédito da imagem: Aito

Desde o início das entregas em fevereiro de 2024, o Aito M9 rapidamente se tornou um sucesso de vendas na China. Segundo dados do China EV DataTracker, as entregas acumuladas atingiram 171.269 unidades. Para sustentar esse volume expressivo, a Seres e a Huawei introduziram a versão atualizada do M9 em 20 de março.

É interessante notar como outras montadoras também estão investindo no mercado chinês. Por exemplo, a Chery QQ Duomi chega ao mercado chinês com tamanho de Dolphin Mini, mostrando a diversidade e o dinamismo desse mercado.

Conheça o design do Aito M9 2025

O modelo 2025 do Aito M9 mantém a identidade visual de seu antecessor, com faróis distintos unidos por uma faixa de LED, para-choque dianteiro minimalista e uma entrada de ar de tamanho considerável. A traseira apresenta lanternas em formato de manopla. Outros detalhes incluem pilares B e C escurecidos, maçanetas embutidas e rodas multi-raios.

A principal novidade no design externo é a nova opção de cor vermelha para a carroceria, combinada com pilares A e D em bege. Além disso, novas rodas de 21 polegadas estão disponíveis como opcionais. O Aito M9 possui dimensões de 5230 mm de comprimento, 1999 mm de largura e 1800 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3110 mm.

Interior sofisticado e tecnológico

O interior do Aito M9 2025 segue o padrão do modelo anterior, com opções de configuração para cinco ou seis assentos. O console central abriga um painel triplo de telas, composto por um painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas, uma tela principal de 15,6 polegadas e um monitor de 16 polegadas para o passageiro dianteiro. Entre as melhorias, destacam-se o suporte de coxa elétrico para o banco do motorista, um projetor aprimorado e um novo compartimento de armazenamento com funções de resfriamento e aquecimento.

A tecnologia é um ponto crucial, e a Huawei tem se destacado nesse aspecto. Podemos ver isso também no Avatr 06 com tecnologia Huawei chega ao mercado chinês, mostrando a parceria estratégica entre as empresas.

Uma das atualizações mais significativas do Aito M9 é o novo sistema de assistência ao motorista. Graças aos quatro sensores LiDAR, o veículo agora é capaz de realizar manobras complexas, como passar por portões de estacionamento, rotatórias e estradas intrincadas.

O sistema também oferece a função de estacionamento autônomo cross-level, com reconhecimento automático de rampas, subidas, descidas e curvas. Outra novidade é o módulo de comunicação via satélite Huawei Galaxy, que permite realizar chamadas telefônicas mesmo em áreas sem cobertura celular.

Conheça a motorização e autonomia

A versão EREV do Aito M9 2025 recebeu um upgrade importante na bateria. A bateria de 42 kWh foi substituída por uma bateria NMC (níquel, manganês e cobalto) de 52 kWh, que proporciona uma autonomia elétrica de 290 km no ciclo CLTC.

O motor a combustão, um 1.5 turbo a gasolina utilizado como extensor de alcance, também foi aprimorado, passando a entregar 118 kW (158 hp) de potência. O Aito M9 EREV possui tração integral (4WD) com dois motores, que juntos entregam 365 kW (489 hp) de potência. A autonomia combinada (elétrico + gasolina) é de 1.474 km.

A versão totalmente elétrica (BEV) do Aito M9 permanece inalterada, com uma bateria NMC de 100 kWh que alimenta dois motores elétricos, entregando 390 kW (523 hp) de potência. A autonomia elétrica é de 630 km no ciclo CLTC.

Outros veículos estão buscando aumentar sua potência, como o Leapmotor C10 2025 ganha potência e mantém design na China, mostrando uma tendência de mercado em busca de melhor desempenho.

Preços e Versões

O Aito M9 2025 está disponível em sete versões, com preços a partir de 469.800 yuan (aproximadamente US$ 64.970).

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.