O novo crossover Aito M8, criado em parceria entre a Huawei e a Seres, já superou a marca de 100 mil pedidos na China antes mesmo de ser lançado oficialmente. O modelo, que é um carro elétrico com extensor de autonomia, tem preços de pré-venda que variam entre 368 mil e 458 mil yuans — o que dá algo em torno de 50 mil a 63 mil dólares. A estreia do carro nas concessionárias chinesas deve acontecer em breve.
A marca Aito surgiu de uma parceria estratégica entre a Seres e a Huawei. Nessa colaboração, a Seres cuida da parte estrutural e da fabricação do carro, enquanto a Huawei entra com a tecnologia, fornecendo componentes importantes e também assumindo as vendas.

Os modelos Aito são vendidos nas lojas da Huawei que fazem parte da Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA), junto com outras marcas parceiras, como a Luxeed e a Stelato. Atualmente, a linha da Aito conta com três crossovers: M5, M7 e M9. De acordo com o China EV DataTracker, no ano passado, esses modelos somaram 385.904 unidades vendidas.
Agora, Huawei e Seres se preparam para lançar o quarto modelo da Aito, o M8, que tem despertado bastante interesse por parte do público chinês, mesmo antes de chegar às lojas.
Aito M8: Sucesso de vendas antecipado
A pré-venda do Aito M8 na China começou em 6 de março. Os clientes que realizaram pedidos com um depósito de 5.000 yuan (aproximadamente US$ 700) terão direito a um desconto de 10.000 yuan (aproximadamente US$ 1.400) após o lançamento, programado para abril. O início da pré-venda do Aito M8 superou as expectativas, com mais de 7.500 pedidos registrados na primeira hora.
O número de pedidos cresceu rapidamente, atingindo 21.000 unidades em 6 horas e 28.000 unidades em 12 horas. Duas semanas após a abertura da pré-venda, o Aito M8 já havia recebido 70.000 pedidos. Em 7 de abril, a HIMA anunciou que o Aito M8 ultrapassou a marca de 100.000 pedidos.
O novo SUV precisou de apenas 32 dias para alcançar esse marco, o que indica que ele se tornará um dos modelos mais vendidos na categoria de crossovers EREV (elétricos com extensor de autonomia) após o lançamento. Seus principais concorrentes incluem o Li Auto L8 e o Deepal S09. Outros fabricantes chineses também estão inovando, como a BYD que lançou o Sealion 07 DM com sistema inteligente.
Em termos de design e especificações, o Aito M8 se assemelha ao modelo topo de linha Aito M9. O novo modelo é um SUV grande com dimensões de 5190/1999/1795 mm e uma distância entre eixos de 3105 mm. Ele possui um sensor LiDAR no teto e grandes faróis unidos por uma faixa de LED. O Aito M8 utiliza rodas multirraios de 21 polegadas. Outras características incluem vidros traseiros escurecidos, maçanetas retráteis e opções de cores vibrantes.
O interior do Aito M8 está disponível em duas configurações: 2+2+2 e 2+3. O carro possui um display de realidade aumentada (AR) Huawei de 75 polegadas e uma grande tela tripla. O novo SUV é alimentado por um sistema de tração integral (4WD) com dois motores, que entregam uma potência máxima de 392 kW (526 hp).
Sob o capô, o SUV possui um extensor de autonomia turbo de 1.5 litros. A bateria pode ser LFP ou ternária NMC, com capacidade de 36 kWh ou 52 kWh. A autonomia CLTC é de 201 km e 310 km, respectivamente. A crescente demanda por veículos elétricos e híbridos, como o Aito M8, impulsiona empresas como a Schaeffler a expandir sua atuação nesse mercado.