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Aito M5 Ultra chega ao mercado chinês com promessa de condução inteligente

Com melhorias significativas em cinco áreas principais, a Aito iniciou a pré-venda do seu novo SUV, o M5 Ultra, em 1º de março. Este é o modelo mais avançado já produzido pela marca

A Aito, marca automotiva, iniciou a pré-venda do seu novo SUV, o M5 Ultra, no dia 1º de março, com um preço de 238.000 yuan (aproximadamente 32.700 dólares). A empresa destaca o veículo como o Aito M5 mais avançado já produzido, apresentando melhorias significativas em cinco áreas principais: design, cockpit, condução inteligente, controle e segurança.

As principais novidades do Aito M5 Ultra incluem:

Aito M5 Ultra chega ao mercado chinês com promessa de condução inteligente
Crédito da imagem: Aito
  • Design: Disponibilidade de novas cores para a carroceria, como o Roxo Fantasma e o Branco Zero Grau.
  • Cockpit: Interior renovado com detalhes em laranja, novo design da alavanca de câmbio, espaço de armazenamento no console central e apoio de pernas ajustável em quatro direções para o passageiro dianteiro.
  • Condução Inteligente: Sistema aprimorado com a incorporação de um Lidar de 192 linhas e radar de ondas milimétricas 4D. A China implementa diretrizes para marketing e segurança de sistemas de assistência ao condutor, o que pode impactar positivamente a aceitação dessa tecnologia.
  • Segurança: Sistema de frenagem autônoma de emergência omnidirecional para evitar colisões e direção automática de emergência.
  • Controle do Veículo: Frenagem mais suave e responsiva.

A Aito enfatiza que o M5 Ultra vem equipado com o sistema de condução inteligente Huawei ADS 3.0, que oferece navegação completa em ambientes urbanos e rodovias. O veículo também possui a função de estacionamento por controle remoto, facilitando manobras em vagas estreitas.

Aito M5 Ultra chega ao mercado chinês com promessa de condução inteligente
Crédito da imagem: Aito

As demais características permanecem consistentes com o modelo atualmente disponível no mercado. A versão elétrica (EV) é equipada com um motor síncrono de imã permanente traseiro, que oferece uma potência máxima de 200 kW (268 cv), e bateria de fosfato de ferro-lítio de 83 kWh, proporcionando uma autonomia de 602 km (ciclo CLTC). Modelos como o Xiaomi SU7 Ultra também apostam em alto desempenho e tecnologia.

A versão EREV (Extended Range Electric Vehicle) está disponível em duas configurações:

  • RWD (Tração Traseira): Motor síncrono de imã permanente de 200 kW.
  • AWD (Tração Integral): Dois motores síncronos de imã permanente, um dianteiro e outro traseiro, com potência combinada de 480 kW (644 cv).

Ambas as versões RWD e AWD utilizam baterias ternárias de lítio de 42 kWh, com uma autonomia elétrica de 255 km e 230 km, respectivamente. A autonomia combinada é de 1.440 km (RWD) e 1.275 km (AWD). A indústria de lítio na China demonstra recuperação com aumento de pedidos e preços, o que pode influenciar os custos de produção desses veículos.

Em janeiro de 2025, as vendas da linha Aito M5 totalizaram apenas 910 unidades, representando 4,17% das vendas mensais da Aito. Em comparação com os modelos Aito M7 e M9, o desempenho de vendas do M5 é considerado inferior.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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