A Aito, marca automotiva que conta com o apoio da Huawei, anunciou o lançamento oficial do seu SUV (Sport Utility Vehicle) M9 atualizado para o dia 20 de março. A empresa já havia iniciado a pré-venda do modelo no início deste mês. O anúncio da data foi feito pela Aito através da rede social Weibo. A marca também revelou que outro novo SUV, o M8, será lançado em abril.
O M9 foi lançado originalmente em 26 de dezembro de 2023, sendo o terceiro modelo da Aito – uma nova marca criada em conjunto pela Huawei e pelo Seres Group – após o M5 e o M7. É interessante notar como diversas montadoras estão investindo em SUVs, como a Toyota que acelera eletrificação na Europa com foco em SUVs.

Inicialmente, o SUV era oferecido apenas em versões de seis lugares. Em 10 de setembro de 2024, a Aito lançou variantes de cinco lugares para expandir a base de potenciais compradores do M9. Atualmente, existem sete versões do M9, com preços que variam de RMB 469.800 (US$ 64.900) a RMB 569.800, o que o torna um dos modelos mais caros de marcas chinesas locais.
No mês passado, o Aito M9 atualizado entrou para o catálogo regulamentar do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, revelando suas especificações principais. O SUV mede 5.230 mm de comprimento, 1.999 mm de largura e 1.800 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.110 mm, as mesmas dimensões do M9 atualmente à venda.
A Aito iniciou a pré-venda do M9 em 6 de março, com um preço inicial de RMB 478.000 yuan. Clientes que pagarem um depósito de RMB 5.000 para reservar o M9 agora receberão um desconto de RMB 10.000 no pagamento final.
Pouco após o início da pré-venda do M9, a Aito anunciou que o modelo recebeu mais de 3.800 pedidos em uma hora. A Aito também iniciou a pré-venda do M8 em 6 de março, com um preço inicial de RMB 368.000 yuan. O mercado chinês está sempre inovando, como a Lynk & Co 900 com bateria de nova geração que chega ao mercado chinês.
Logo após o início da pré-venda do M8, a Aito anunciou no Weibo que o modelo recebeu mais de 7.500 pedidos na primeira hora. Enquanto isso, outras montadoras também fazem anúncios importantes, como a Ford que confirma facelift do Bronco Sport no Brasil e mira mercado off-road.