A Huawei, em parceria com a Seres Group, segue investindo no setor automotivo com a marca Aito, lançada em 2021. O novo SUV M8 é a aposta mais recente da marca para conquistar famílias chinesas, e chega ao mercado com seis versões, todas com motorização elétrica de autonomia estendida (EREV). Os preços partem de RMB 359.800 (cerca de US$ 49 mil), abaixo do valor anunciado na pré-venda.
Logo após a apresentação oficial do modelo, feita pela Huawei através da aliança HIMA (Harmony Intelligent Mobility Alliance), o Aito M8 já somava mais de 8 mil pedidos confirmados em apenas oito minutos e mais de 20 mil em uma hora. As entregas estão programadas para começar em 20 de abril.

O SUV é oferecido com três níveis de acabamento — Max, Max+ e Ultra — disponíveis nas configurações de cinco e seis lugares. As versões de cinco lugares custam entre RMB 359.800 e RMB 429.800, enquanto as de seis lugares variam de RMB 369.800 a RMB 449.800.
Com visual imponente, o Aito M8 mede 5,19 metros de comprimento, quase 2 metros de largura e 1,79 m de altura, com entre-eixos de 3,1 metros. O conjunto mecânico inclui um motor a combustão 1.5L como extensor de alcance, além de dois motores elétricos — um dianteiro de 165 kW e um traseiro de 227 kW — que juntos proporcionam tração integral e velocidade máxima de até 200 km/h.
O modelo oferece duas opções de bateria (36 kWh e 52 kWh) e três possibilidades de autonomia elétrica: 161 km, 235 km e 240 km. Quando totalmente abastecido e carregado, o alcance combinado pode chegar a até 1.526 km, tornando-o ideal para longas viagens em família.
Além da potência e da autonomia, o M8 também se destaca pela tecnologia embarcada. O SUV conta com o sistema de assistência ao condutor da Huawei, com sensores de última geração, incluindo LiDAR de teto com 192 canais, LiDAR de estado sólido e radares 4D.
O modelo chega para disputar mercado com rivais como o Li Auto L8 EREV, e reforça a presença da Aito no segmento de SUVs premium eletrificados. Assim como o Dongfeng-Nissan N7, o Aito M8 busca se destacar no mercado chinês.