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Xpeng planeja robôs humanoides e expansão global ambiciosa até 2026

Com planos que incluem a entrada no mercado de robôs humanoides, a montadora chinesa Xpeng também investirá em inteligência artificial (IA) para direção autônoma

A montadora chinesa Xpeng revelou planos ambiciosos para os próximos anos, que incluem a expansão de sua linha de veículos elétricos, a entrada no mercado de robôs humanoides e uma forte aposta na inteligência artificial (IA) para direção autônoma.

Durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2024, a empresa detalhou suas estratégias para se consolidar como uma das principais fabricantes de veículos elétricos e explorar novas áreas de crescimento.

Expansão da linha de veículos e cobertura de mercado

A Xpeng pretende cobrir uma ampla faixa de preços, de 100.000 a 500.000 yuans, com modelos que variam de compactos a grandes até o final de 2026. Essa estratégia visa atingir diferentes segmentos de consumidores e aumentar sua participação no mercado.

O lançamento dos modelos G6 e G9 2025 impulsionou a demanda por toda a linha da Xpeng, demonstrando o potencial de seus novos produtos. A partir do P7+, todos os novos veículos da marca virão equipados com sistemas de direção inteligentes baseados em visão pura.

Robôs humanoides e inteligência artificial

A empresa vê na inteligência artificial um motor de transformação para a indústria automotiva, acelerando a implementação dos níveis 3 e 4 de direção autônoma. A Xpeng planeja ser a primeira na China a oferecer a experiência de direção inteligente de nível 3 ainda este ano.

Até 2026, a Xpeng pretende iniciar a produção em massa de carros voadores e robôs humanoides. A empresa acredita que estará entre as primeiras do mundo a produzir robôs humanoides em grande escala.

A produção em massa do chip de direção inteligente Turing, desenvolvido pela própria Xpeng, está em andamento e progredindo conforme o planejado. A empresa considera que a fabricação de robôs humanoides é mais complexa do que a de carros, pois requer capacidades de IA desde o início.

Expansão global e metas ambiciosas

Em 2024, as vendas da Xpeng no exterior ultrapassaram 20.000 unidades, tornando-a a principal exportadora entre as novas marcas de carros chinesas. Para 2025, a meta é mais que dobrar as vendas internacionais e estabelecer mais de 300 pontos de venda e serviço em todo o mundo.

Para impulsionar sua expansão global, a Xpeng planeja estabelecer um novo centro de pesquisa e desenvolvimento em 2025, focado no desenvolvimento e teste de recursos de direção inteligente Turing AI para mercados estrangeiros.

A empresa espera levar suas capacidades de direção inteligente de alto nível para mais países a partir de 2026, dependendo das regulamentações locais. Outras montadoras também estão de olho no futuro, como a Audi, que firmou um acordo com conselho de trabalhadores para garantir o futuro da empresa.

Rentabilidade e crescimento futuro

A Xpeng espera avançar constantemente em direção à lucratividade no quarto trimestre deste ano, mantendo seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento em IA. A empresa identifica três curvas de crescimento: carros com IA, mercados internacionais e a integração de robôs humanoides com o setor automotivo. Vale lembrar que outras empresas chinesas também estão avançando nesse mercado, como a Li Auto, que apresentou a arquitetura MindVLA visando condução autônoma nível 4.

A empresa espera que a margem de veículos continue a melhorar este ano, à medida que os custos de tecnologia diminuem e os efeitos de escala aumentam. No segundo semestre deste ano, a Xpeng planeja lançar vários novos produtos, incluindo modelos de veículos elétricos a bateria (BEV) e modelos Kunpeng Super Hybrid.

A Xpeng inaugurou seu centro de estilo em Xangai e está expandindo significativamente sua equipe. Até 2026, a Xpeng estará produzindo em massa modelos que suportam direção autônoma L4 em cenários de baixa velocidade. Para comparar, a Xiaomi já alcançou a marca de 200 mil veículos elétricos entregues em menos de um ano.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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