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Audi anuncia corte de 7.500 empregos na Alemanha e revê estratégia de eletrificação

Visando reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência, a Audi anunciou um plano de reestruturação que prevê o corte de até 7.500 postos de trabalho na Alemanha até 2029

A Audi anunciou um plano de reestruturação que prevê o corte de até 7.500 postos de trabalho na Alemanha até 2029. A medida visa reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência da empresa em um cenário de crescentes desafios econômicos e incertezas políticas.

A montadora também busca otimizar sua estrutura interna, diminuindo a burocracia e redirecionando o foco para o portfólio de produtos. Modelos importantes, como o Q7, serão atualizados para manter a competitividade no mercado.

Audi anuncia corte de 7.500 empregos na Alemanha e revê estratégia de eletrificação
Crédito da imagem: Audi

Um acordo foi firmado entre a Audi e o conselho de trabalhadores, estendendo um plano de proteção ao emprego até o final de 2033. Paralelamente, a empresa planeja investir cerca de 8 bilhões de euros na Alemanha até 2029.

Este investimento visa garantir o futuro das fábricas e impulsionar a produção de veículos elétricos, incluindo um novo modelo de entrada em Ingolstadt, bem como a produção do redesenhado Q3, que também será fabricado em Győr, na Hungria.

Em Neckarsulm, a Audi pretende aprimorar a arquitetura eletrônica dos veículos a combustão, aumentando sua competitividade. A empresa também avalia a possibilidade de produzir um modelo adicional na planta. Rainer Schirmer, vice-presidente do Conselho Geral de Trabalhadores, declarou: “Conseguimos garantir o futuro de ambos os locais. Para Neckarsulm, isso significa, entre outras coisas, que conseguimos garantir um ‘fundo futuro’ para o desenvolvimento da planta, que podemos usar para configurar novas plataformas de produção – para futuros modelos elétricos. Para tanto, Neckarsulm será expandida como um centro de IA e digitalização para todo o Grupo Audi.

O CEO da Audi, Gernot Döllner, descreveu o acordo como “um forte acordo para o futuro da empresa” e que fortalecerá sua competitividade. No entanto, ele observou que “a Audi deve se tornar mais rápida, mais ágil e mais eficiente” e que isso “não pode ser feito sem ajustes de pessoal.

Apesar dos cortes, Döllner garantiu que “não haverá demissões por motivos operacionais até o final de 2033. Nestes tempos econômicos difíceis, esta é uma boa notícia para todos os funcionários.

Audi anuncia corte de 7.500 empregos na Alemanha e revê estratégia de eletrificação
Crédito da imagem: Audi

Adicionalmente, a Audi pretende reduzir os custos com pessoal, ajustando os pagamentos acima do acordo coletivo e os pagamentos variáveis para os funcionários da tabela salarial. A empresa também mencionou um programa de participação nos lucros reformulado para ajudar a “preparar a empresa para o futuro”.

Segundo o Handelsblatt, a Audi almeja economizar cerca de 1 bilhão de euros anualmente em suas fábricas alemãs. A planta de Neckarsulm deverá produzir “sedãs elétricos grandes”, enquanto Ingolstadt poderá fabricar o A3 – presumivelmente em versão elétrica, conforme declaração da Audi.

A Audi também parece ter revisto seus planos de se tornar totalmente elétrica. Há menos de um ano, a empresa afirmava que iria “transformar nosso portfólio de produtos e mudar completamente para veículos elétricos. Nossos clientes experimentarão as últimas grandes estreias mundiais de novas linhas de modelos com sistemas de acionamento convencionais no decorrer de 2026.

Embora a montadora não admita abertamente a mudança de estratégia, reconheceu o desenvolvimento contínuo de veículos com motor a combustão interna. A situação da Audi nos faz lembrar de outras empresas do setor, como a Toyota que também hesita em lançar carro elétrico acessível na Europa. Outra montadora que está no mercado de carros elétricos é a BYD que apresentou o Sealion 05 EV.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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