A BMW reportou uma queda de 37% no lucro operacional do grupo em 2024. De acordo com a empresa, o resultado foi impactado pela diminuição nas vendas, influenciada pelas condições de mercado, especialmente na China, e pela suspensão temporária de algumas entregas a partir do terceiro trimestre.
A pausa nas entregas foi necessária para corrigir problemas no Sistema Integrado de Frenagem, fornecido pela Continental. A margem operacional do grupo também sofreu impacto, caindo 3,8 pontos percentuais, atingindo 8,1%. A empresa divulgou que as margens devem permanecer abaixo da meta em 2025.
Em 2024, o Grupo BMW entregou quase 600 mil veículos eletrificados, incluindo modelos híbridos plug-in e 100% elétricos. Isso significa que, de cada quatro carros vendidos pela marca, um já era eletrificado. Para 2025, a expectativa é de um leve crescimento nas vendas totais, impulsionado pelo lançamento de novos modelos e pelo aumento gradual da participação de veículos totalmente elétricos.
A montada pretende seguir firme na estratégia de eletrificação e digitalização ao longo de 2025. Com isso, espera-se que os custos e investimentos diminuam após o pico registrado em 2024. No entanto, alguns desafios devem surgir no caminho, como a situação econômica na China, aumento de tarifas e questões na cadeia de suprimentos, segundo a própria empresa.
Para fortalecer sua produção, a BMW está investindo em uma nova fábrica em Debrecen, na Hungria, e no desenvolvimento de cinco unidades para montagem de baterias de alta tensão. Além disso, sua fábrica em Munique passará por uma grande modernização. Até 2027, a marca pretende lançar mais de 40 novos modelos ou atualizações, abrangendo diferentes segmentos e tipos de motorização.
Vale lembrar que a BMW iX3 Elétrico estreou em Munique e lidera uma ofensiva de novos modelos. Em outras notícias do mercado automotivo, a Volkswagen inicia produção do Tera na planta de Taubaté. E, para quem busca alternativas elétricas, a BYD apresenta Sealion 05 EV, um novo SUV elétrico compacto.