A BYD está considerando instalar sua terceira fábrica de montagem de automóveis na Europa, com a Alemanha sendo a principal candidata, segundo informações da Reuters, que cita uma fonte familiarizada com o assunto. Recentemente, a BYD expandiu sua frota marítima com o lançamento do BYD Changsha.
A fabricante chinesa de veículos de nova energia (NEV, na sigla em inglês) já está construindo duas fábricas na Europa, uma na Hungria e outra na Turquia.

Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, mencionou em entrevista à Automobilwoche no início deste mês que a empresa avalia a construção de uma terceira unidade para atender ao mercado europeu nos próximos dois anos, sem especificar a localização exata.
De acordo com a fonte da Reuters, a Alemanha é a principal escolha da BYD, embora a decisão esteja sendo debatida internamente devido aos altos custos de mão de obra e energia, baixa produtividade e pouca flexibilidade do país. A BYD busca construir uma fábrica na Europa Ocidental para aumentar o reconhecimento da marca e a aceitação entre os consumidores europeus como fabricante local.
A empresa também está seguindo uma diretriz do governo chinês para não investir em países que apoiam tarifas de importação, o que significa que alguns estados membros da União Europeia (UE), incluindo Itália e França, estão sendo descartados porque apoiaram as tarifas.
Em 29 de outubro de 2024, a Comissão Europeia anunciou a conclusão de sua investigação anti-subsídio sobre as importações de veículos elétricos a bateria (BEVs) da China e decidiu impor tarifas adicionais.
As tarifas variam de acordo com a empresa, sendo de 17,0% para a BYD, adicionais aos 10% originais.
Em uma votação dos estados membros da UE no início de outubro do ano passado, houve uma divergência significativa de opiniões. Alemanha, Hungria, Malta, Eslováquia e Eslovênia votaram contra as tarifas adicionais, enquanto Bulgária, Dinamarca, Estônia, França, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Holanda e Polônia votaram a favor, de acordo com um relatório da Bloomberg de 4 de outubro do ano passado.
Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, República Tcheca, Finlândia, Grécia, Luxemburgo, Portugal, Romênia, Espanha e Suécia se abstiveram.
A fonte da Reuters indicou que o grau de alinhamento de cada país com a China nos próximos anos será crucial para determinar a localização da terceira fábrica da BYD na Europa. A decisão final também dependerá do desempenho de vendas da BYD na Europa e da utilização da capacidade de suas fábricas na Hungria e na Turquia.
A fábrica da BYD na Hungria tem previsão de iniciar a produção em outubro, enquanto a fábrica turca deve começar em março de 2026. Juntas, as duas fábricas terão uma capacidade combinada de 500.000 veículos por ano.
A BYD anunciou em 22 de dezembro de 2023 que construiria uma unidade de produção de NEVs de passageiros em Szeged, na Hungria, sua primeira fábrica desse tipo na Europa. Em 30 de janeiro de 2024, a BYD assinou um acordo de pré-compra de terrenos com o governo da cidade de Szeged para sua fábrica de veículos de passageiros na Hungria.
Em 8 de julho de 2024, a BYD assinou um acordo de investimento e cooperação com o governo turco para a construção de uma unidade de produção de NEVs na Turquia, com um investimento planejado de cerca de US$ 1 bilhão. A fábrica turca, com capacidade anual planejada de 150.000 veículos, deve iniciar a produção até o final de 2026, segundo a BYD. Enquanto isso, outras montadoras como a FAW-Volkswagen anunciam lançamentos de novos modelos na China.