O Xiaomi SU7 Ultra, recém-lançado sedã elétrico de alta performance, se envolveu em seu primeiro acidente em vias públicas na cidade de Guangzhou, China. O incidente, que ganhou grande repercussão nas redes sociais chinesas, envolveu também um Porsche Cayenne e um Li Auto L6.
As imagens do acidente, capturadas pela câmera de painel do Porsche Cayenne, revelam o momento em que um Toyota Crown preto muda de faixa abruptamente, sem sinalizar, forçando o condutor do SU7 Ultra a realizar uma manobra evasiva.

Em vez de reduzir a velocidade, o Xiaomi SU7 Ultra mudou de faixa rapidamente, sem acionar os indicadores de direção. Essa ação inesperada colocou o SU7 Ultra na frente do Porsche Cayenne, com uma distância de frenagem insuficiente. A motorista do Porsche, em uma tentativa de evitar a colisão, moveu-se para a faixa da esquerda, mas acabou raspando entre o Li Auto L6 e o guardrail.
O Li Auto L6, por sua vez, foi jogado para a direita, colidindo com o Xiaomi SU7 Ultra. O impacto resultou no capotamento do SUV da Li Auto e em danos na parte frontal do sedã elétrico da Xiaomi.

Até o momento, não há informações sobre a determinação de culpabilidade no acidente. Contudo, a análise das imagens sugere que a causa principal foi a imprudência dos motoristas envolvidos, especialmente a falta de sinalização nas mudanças de faixa.
O acidente reacendeu o debate sobre a importância dos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e a necessidade de maior conscientização sobre segurança viária na China.

Mais sobre o Xiaomi SU7 Ultra
O Xiaomi SU7 Ultra é um sedã elétrico de alto desempenho lançado em 27 de fevereiro, com um preço de 529.900 yuan (aproximadamente 72.800 dólares). O modelo alcançou a marca de 10.000 pedidos em apenas duas horas após o lançamento, com um tempo de espera para entrega estimado entre 13 e 16 semanas. Outras montadoras chinesas também tem lançado veículos eletricos como o Dongfeng lança crossover elétrico eπ008 com condução inteligente na China.
Com dimensões de 5115/1970/1465 mm e uma distância entre eixos de 3000 mm, o SU7 Ultra se destaca pelo seu design aerodinâmico. O carro possui um spoiler traseiro de 1.560 mm de largura e 240 mm de comprimento, além de um difusor traseiro ativo, que juntos proporcionam 285 kg de downforce em altas velocidades. Falando em tecnologias e lançamentos, a Tesla suspende entregas da Cybertruck devido a problemas na carroceria.

O SU7 Ultra é equipado com três motores elétricos: um motor de 288 kW (386 cv) no eixo dianteiro e dois motores de 425 kW (570 cv) no eixo traseiro. A potência combinada do sistema atinge 1.138 kW (1.526 cv), com um torque máximo de 1.770 Nm.
Os motores traseiros do SU7 Ultra podem alcançar 27.200 rpm, permitindo que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em apenas 1,98 segundos e atinja uma velocidade máxima superior a 359 km/h. A Xpeng G6 2025 é lançado na China com recarga ultrarrápida e sistema de condução inteligente, mostrando o avanço dos carros chineses.
Recentemente, um segundo vídeo de um acidente com o Xiaomi SU7 Ultra em uma pista de corrida também circulou online. Nas imagens, o veículo não consegue completar uma curva e colide com a barreira de proteção.