A montadora chinesa Dongfeng lançou oficialmente, em 14 de março, o crossover eπ008 Smart Driving Edition. O novo veículo vem equipado de série com recursos avançados de condução inteligente em todas as versões, oferecendo configurações de cinco e seis lugares. Os preços variam entre 183.600 e 203.600 yuan (aproximadamente R$ 135.000 a R$ 150.000, em conversão direta).
O Dongfeng eπ800 é uma marca de veículos de nova energia (NEV) de médio a alto padrão, criada pela Dongfeng para competir com Aito, Li Auto e Luxeed. Seu nome é pronunciado “Yipai” (奕派). Atualmente, a linha de modelos é composta por apenas dois veículos. Como resultado, o volume de vendas do eπ não é alto, com um volume de vendas cumulativo de 52.473 unidades (março de 2024 – fevereiro de 2025), de acordo com o China EV DataTracker.

O Dongfeng eπ008 Smart Driving Edition adota uma solução de condução inteligente puramente baseada em visão, oferecendo recursos como NOA de alta velocidade, estacionamento com memória e estacionamento por fusão.
Também inclui recursos de segurança ativa, como avisos de colisão frontal e traseira, avisos de saída de faixa e monitoramento de ponto cego. A Tesla também está buscando aprimorar seus sistemas autônomos, como noticiado em Tesla e Baidu unem forças para aprimorar sistema de direção autônoma na China.
Em termos de design exterior, o Dongfeng eπ008 Smart Driving Edition mantém a linguagem de design do modelo existente. Apresenta uma frente fechada combinada com uma barra de luz contínua, criando um efeito visual futurista.

A traseira também incorpora um design de lanterna traseira contínua, ecoando a frente e aumentando o reconhecimento geral. Em relação às dimensões, o novo veículo mede 5002/1972/1732 mm (comprimento/largura/altura) com uma distância entre eixos de 3025 mm. O design futurista lembra outros modelos chineses, como o Zeekr 007 GT tem interior revelado para o Mercado Europeu.
Internamente, o novo carro está equipado com uma tela de controle central flutuante de 15,6 polegadas e um painel de instrumentos de 8,8 polegadas, alimentado pelo chip Qualcomm Snapdragon 8155 para veículos. O interior possui dois carregadores sem fio e um sistema de som de 20 alto-falantes. Para os assentos, o novo modelo oferece versões de 5 e 6 lugares, equipados com funções de ventilação, aquecimento e memória.
Em relação às opções de trem de força, o Dongfeng eπ008 Smart Driving Edition oferece versões de alcance estendido e totalmente elétricas. O modelo de alcance estendido é equipado com um extensor de alcance de 1,5L com potência máxima de 108 kW e torque máximo de 210 Nm.
Seu motor de acionamento tem potência máxima de 200 kW e torque máximo de 340 Nm. Sob as condições CLTC, atinge um alcance puramente elétrico de 210 km e um alcance combinado de até 1300 km, com um consumo de combustível de 4,7L/100km quando a bateria está esgotada.

O tempo de carregamento rápido é de 0,43 horas. Outras montadoras também apostam em grandes autonomias, como a Xiaomi YU7 surge com promessa de autonomia de até 770 km na China.
A versão totalmente elétrica é movida por um único motor com potência máxima de 200 kW e torque máximo de 340 Nm. Tem um alcance classificado pela CLTC de 636 km e o tempo de carregamento rápido é de 0,47 horas.