Notícias
Tendência

Tesla China planeja Model Y com preço reduzido para enfrentar concorrência

Em resposta à crescente competitividade no mercado chinês, a Tesla, sob a liderança de sua equipe na China, está desenvolvendo uma nova versão do Model Y com um preço mais acessível

A Tesla, sob a liderança de sua equipe na China, está desenvolvendo um novo modelo do Model Y com preço mais acessível. A informação foi divulgada pelo veículo de mídia local 36kr, citando fontes da indústria, como uma resposta à crescente competitividade no mercado chinês.

De acordo com as fontes, este “Model Y com preço reduzido” não apresentará grandes alterações em sua bateria, motor ou chassi, mantendo as características principais da versão atual. O desenvolvimento está sendo conduzido através do ‘depop’, um processo interno da Tesla que visa otimizar as configurações para lançamentos rápidos de produtos, mantendo os recursos essenciais inalterados.

Tesla China planeja Model Y com preço reduzido para enfrentar concorrência
Crédito da imagem: Tesla

Em vez de utilizar um nome em inglês, o código de projeto para o novo modelo será composto por letras e números.

O momento exato do lançamento deste novo Model Y dependerá do desempenho de vendas da versão atualizada do Model Y. Segundo o relatório, a Tesla poderá lançar a versão mais acessível ainda este ano, caso as vendas da versão atualizada não atendam às expectativas.

A Tesla lançou uma versão mais barata do Model 3 no México em agosto de 2024. A liderança do Model Y mais barato está a cargo da equipe chinesa, enquanto o Model 3 mais barato foi liderado pela matriz da Tesla.

A Tesla lançou o Model Y reestilizado de cinco lugares na China em 10 de janeiro e começou a oferecer duas versões que chamou de “Launch Series”, com as entregas começando em 26 de fevereiro.

As duas versões incluem uma versão com tração traseira com preço inicial de RMB 263.500 yuan (US$ 36.360) e uma versão de tração integral de longo alcance com preço inicial de RMB 303.500 yuan.

A Model Y Launch Series esteve à venda por tempo limitado até 28 de fevereiro, e os compradores ganharam uma garantia estendida adicional de dois anos ou 40.000 quilômetros.

A Tesla começou a vender a versão normal do novo Model Y na China em 1º de março, com os preços inalterados e a garantia estendida bônus da Launch Series não mais disponível.

Os clientes que encomendam a versão com tração traseira do Model Y atualmente têm que esperar de 2 a 4 semanas, enquanto a versão com tração integral de longo alcance é de 6 a 10 semanas, mostram informações no site chinês da Tesla. Talvez esse novo modelo seja uma resposta ao lançamento da Leapmotor B10 que conquistou mais de 30 mil pré-encomendas em 48 horas na China.

O Model Y renovado acumulou 200.000 pedidos em todo o país na China, disse 36kr em uma história de 7 de março, citando vários vendedores da Tesla. Entre esses 200.000 pedidos, havia um grande número de pedidos reembolsáveis, observou a história de 7 de março.

Na primeira semana após o início das entregas, mais de 6.000 unidades do Model Y renovado foram entregues, menos do que as 10.000 ou mais que o Model Y normalmente via anteriormente, disse o relatório da 36kr hoje, acrescentando que o modelo aparentemente ainda está no meio de uma produção aumento da capacidade.

No entanto, o tempo de espera para entrega de novos pedidos não é longo, sugerindo que a aceitação do mercado do Model Y atualizado não tem sido promissora, disse o relatório.

O “Model Y com preço mais baixo” é a única bala que a Tesla China tem na reserva para garantir o sucesso do modelo, de acordo com 36kr. Assim como a VW investe US$ 5,8 bilhões em parceria com Rivian para plataforma elétrica de próximo Golf, a Tesla busca novas estratégias para se manter relevante no mercado.

A Tesla vendeu 26.777 veículos no mercado interno da China em fevereiro, uma queda de 11,16% em relação aos 30.141 no mesmo mês do ano passado e uma queda de 20,55% em relação aos 33.703 em janeiro, de acordo com a China Passenger Car Association (CPCA).

A transição do Model Y pode ter tido um impacto, mas a razão mais imediata para o declínio nas vendas da Tesla na China é que a competitividade do produto está diminuindo, disse o relatório 36kr hoje.

Melhorar a competitividade do produto ou diminuir os preços podem ser estratégias que a Tesla pode adotar com o Model Y, disse o relatório. Essa mudança vem após a Honda encerrar a produção de motores a combustão na China, demonstrando a rápida evolução do mercado.

A China é o mercado mais amigável para a Tesla, e um Model Y com preço mais baixo pode ser uma “bala de prata” para ela reconquistar o mercado chinês, disse 36kr. A estratégia da Tesla se assemelha à da Mercedes-Benz que explora tinta solar para transformar EVs em centrais de energia móveis, buscando inovar para atrair consumidores.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.