Contrariando a lógica, a Tesla Cybertruck, picape elétrica de visual futurista, tem se mostrado mais acessível no quesito seguro automotivo do que o popular Model 3, o carro mais “em conta” da montadora. Um estudo recente da Insurify aponta que o custo médio anual de um seguro com cobertura completa para a Cybertruck é de US$3.392.
Embora esse valor seja 45% superior à média nacional (US$2.336) e 17% maior do que a média para veículos elétricos (US$2.892), ele ainda se mostra inferior aos demais modelos da linha Tesla.

O Tesla Model 3, por exemplo, lidera o ranking dos seguros mais caros da marca, com um custo médio anual de US$4.347. Isso significa que segurar o modelo de entrada da Tesla pode custar até 28% a mais do que a Cybertruck, mesmo com um preço de aquisição 53% menor (US$42.990 contra US$79.990, sem considerar incentivos fiscais e taxas). Inclusive, a procura pelo Tesla Model Y renovado atrai 200 mil pré-encomendas na China; a Cybertruck é a próxima aposta.
Os demais modelos da Tesla apresentam os seguintes custos médios anuais de seguro:
- Model S: US$3.510
- Model X: US$3.658
- Model Y: US$3.832
Comparativo de Custos de Seguro – Tesla e Veículos Elétricos Selecionados
Modelo | Preço Inicial (MSRP)* | Custo Anual Médio (Cobertura Completa) | % de Proprietários com Excelente Score de Crédito |
---|---|---|---|
Ford F-150 Lightning | US$62.995 | US$3.193 | 18% |
Tesla Cybertruck | US$79.990 | US$3.392 | 66% |
Tesla Model S | US$79.990 | US$3.510 | 34% |
Tesla Model X | US$84.990 | US$3.658 | 49% |
Tesla Model Y | US$44.990 | US$3.832 | 50% |
Tesla Model 3 | US$42.490 | US$4.347 | 13% |
Média de EVs | US$56.351 | US$2.892 | 35% |
Média Nacional | US$48.397 | US$2.336 | 13% |
*Preço antes de incentivos fiscais.
Por que a Cybertruck é Mais Barata para Segurar?
Um dos principais fatores que explicam essa diferença é o perfil dos proprietários. Segundo a Insurify, 66% dos compradores da Cybertruck possuem um excelente score de crédito, enquanto apenas 13% dos proprietários do Model 3 se encaixam nessa categoria. A menor pontuação de crédito média do Model 3 pode estar relacionada ao seu apelo massivo, atraindo um público mais jovem e/ou com histórico financeiro mais arriscado.
Adicionalmente, metade (50%) dos donos de Cybertruck têm entre 40 e 49 anos, faixa etária que representa apenas 14% dos proprietários de Model 3. Como motoristas mais experientes geralmente representam um risco menor para as seguradoras, isso contribui para manter as taxas da Cybertruck sob controle.
Ainda assim, a Cybertruck não é a picape elétrica com o seguro mais barato. A Ford F-150 Lightning lidera nesse quesito, com um custo médio anual de US$3.193, cerca de 6% menos que a Cybertruck. O preço inicial mais acessível e os custos de reparo mais baixos da Lightning podem explicar essa diferença, mesmo com apenas 18% de seus proprietários possuindo excelente score de crédito (contra 66% da Cybertruck). Inclusive, proprietários do Mustang Mach-E processam a Ford devido à ausência de maçanetas.
O Futuro do Seguro da Cybertruck
A tendência de seguros mais acessíveis para a Cybertruck pode não se manter. Caso a Tesla reduza o preço de entrada da picape, poderá atrair um público mais jovem e com maior propensão ao risco, o que inevitavelmente elevaria os custos de seguro.
Além disso, o crescente aumento nos custos de reparo de veículos elétricos também pode pressionar as taxas para cima. Ademais, veja Cybertruck de YouTuber gera polêmica no Reino Unido por não atender regulamentações.
De forma geral, veículos elétricos custam mais para segurar devido aos custos de reparo pós-acidente, que são, em média, 30% mais altos do que os de veículos a combustão. Baterias, sensores avançados e peças proprietárias tornam até mesmo pequenas colisões dispendiosas.
Essa tendência não é exclusiva da Tesla, mas, dada a complexidade de reparo de seus veículos, é um fator crucial em seus custos de seguro. Há também protestos globais e vandalismo atingem Tesla em meio a controvérsias com Elon Musk.
Por ora, a Cybertruck permanece como um caso atípico no mercado de seguros, um dos raros exemplos em que um veículo de alto valor é mais barato para segurar do que um modelo mais acessível. A manutenção dessa tendência dependerá da evolução das vendas, preços e custos de reparo da Tesla nos próximos anos.