A General Motors (GM) está no centro de uma polêmica envolvendo a garantia de um Hummer EV modificado pela SoFlo Customs. Após aprovação inicial, a montadora cancelou a cobertura, gerando insatisfação e levantando questões sobre a validade da garantia em veículos personalizados.
Dustan Broom, proprietário do Hummer EV, relatou problemas recorrentes com o veículo logo após a compra, incluindo falhas nas configurações My Modes e na capota elétrica. Em julho, durante a primeira visita à concessionária, foi documentado o pedido de peças para o reparo da capota. No entanto, os problemas com o My Modes não foram solucionados.
Em dezembro, após meses de espera, Broom retornou à concessionária para a instalação do componente de substituição do My Modes. O serviço exigiu a remoção da bateria de alta voltagem e, segundo Broom, a funcionalidade do sistema, que antes operava esporadicamente, deixou de funcionar completamente.
A situação se agravou quando, pouco tempo depois de sair da oficina, a capota elétrica apresentou um defeito que resultou em fumaça. Broom relatou que a capota emitiu um estalo alto e começou a liberar fumaça enquanto o veículo estava na garagem. Após o incidente, ele conseguiu destravar a capota, interrompendo o que ele descreveu como um princípio de incêndio.
Menos de dois meses depois, Broom retornou à concessionária para o reparo da capota, desta vez sob o boletim de serviço “N232434060”, que previa a substituição do motor da capota elétrica. Dez dias após deixar o Hummer EV para o conserto, Broom recebeu a notícia de que a GM havia cancelado a garantia do veículo devido às modificações realizadas pela SoFlo Customs.
De acordo com Broom, a justificativa da GM foi de que as modificações da SoFlo Customs eram responsáveis pelos problemas no My Modes. Documentos compartilhados por Broom indicam que a concessionária escreveu em diversas ordens de serviço que “NENHUM TRABALHO FEITO PRECISA VOLTAR PARA A OFICINA ONDE AS MODIFICAÇÕES FORAM FEITAS”.
Um ponto central da controvérsia reside no fato de que a GM honrou a garantia por um período, mesmo com as modificações da SoFlo Customs. O que motivou a mudança de postura da montadora? A falta de transparência da GM levanta dúvidas sobre se as modificações realmente contribuíram para os problemas ou se a empresa está aplicando sua política de forma inconsistente. Assim como a Volkswagen e CATL aprofundam parceria estratégica em baterias para veículos elétricos, a GM precisa ser transparente em suas decisões.
Broom também questiona se a GM estaria utilizando as modificações como uma forma de evitar responsabilidade corporativa, especialmente em relação ao incidente com a capota. Ele suspeita que o incêndio da capota possa ser um fator mais relevante do que as modificações em si, e que a GM estaria usando o trabalho da SoFlo Customs como justificativa para negar a cobertura e evitar potenciais complicações legais.
Outro ponto mencionado por Broom é que o gerente de serviço atribuiu o cancelamento da garantia às barras de conexão da altura da suspensão, que permitem o ajuste da altura do veículo, mas não alteram a funcionalidade do sistema de suspensão a ar.
Este caso serve como um alerta para compradores de veículos modificados, especialmente EVs de alta tecnologia. As garantias de fábrica podem ser ambíguas quando há modificações, e a cobertura pode ser revogada se o veículo for alterado por terceiros não autorizados. A situação é diferente da Tesla se prepara para entrar no mercado indiano de veículos elétricos em 2025, que foca na expansão do mercado com seus veículos de fábrica.