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China pode usar licença da Tesla para ADAS como barganha em guerra comercial

Em meio à escalada da guerra comercial entre China e EUA, a Tesla pode enfrentar atrasos na aprovação de sua tecnologia de direção autônoma no país

A Tesla pode enfrentar atrasos na aprovação de sua tecnologia de direção autônoma na China, em meio à escalada da guerra comercial entre o país e os EUA. A informação foi divulgada em 17 de fevereiro de 2025 pelo Financial Times.

Após receber indicações de que receberia uma licença para iniciar o treinamento em larga escala de seu Full Self-Driving Beta no segundo trimestre de 2025, a empresa agora enfrenta incertezas quanto a um cronograma definitivo.

Este atraso ocorre em um momento em que a Tesla expande testes do sistema Full Self-Driving (FSD) para o México. A questão também ganha relevância quando lembramos o caso de um vídeo que flagrou motorista e passageiro dormindo em carro autônomo Li Auto L9 na China.

Enquanto isso, montadoras chinesas avançam com seus próprios projetos de veículos autônomos (AV), intensificando a competição no mercado local. Empresas como a BYD, com suas baterias de estado sólido da BYD que estrearão em veículos elétricos de luxo a partir de 2027, e a Xpeng, que oferece autonomia de até 702 km com o Xpeng G7, estão ganhando terreno.

Até mesmo a Geely lançou o Geely Galaxy L7 EM-i na China com sistema híbrido NordThor e preço competitivo. No entanto, a GM enfrenta desafios de rentabilidade na China em meio à queda nas vendas.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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