A Toyota Motor Corporation anunciou o desenvolvimento de seu novo sistema de célula de combustível (FC), a 3ª Geração FC System, como parte de seus esforços contínuos para a concretização de uma sociedade movida a hidrogênio.
Projetado para atender às necessidades específicas do setor comercial, o sistema de 3ª Geração FC apresenta a mesma durabilidade dos motores a diesel convencionais. Adicionalmente, o novo sistema oferece melhorias significativas em desempenho, incluindo eficiência de combustível e uma redução considerável nos custos em comparação com a versão anterior.
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A 3ª Geração FC System será expandida para uso em veículos comerciais pesados, além de veículos de passageiros, com previsão de introdução nos mercados do Japão, Europa, América do Norte e China a partir de 2026.
A Toyota considera o hidrogênio um combustível crucial na busca pela neutralidade de carbono e está colaborando ativamente com parceiros em diversos setores. A empresa tem promovido várias iniciativas nas áreas de “Criar, Transportar, Armazenar e Usar” hidrogênio em relação às suas atividades de P&D.
A evolução contínua da tecnologia FC é essencial para acelerar os casos de uso e a adoção da tecnologia FC para alcançar uma sociedade do hidrogênio, e este sistema FC de 3ª Geração representa uma mudança significativa. Inclusive, a Toyota RAV4 2026: Nova geração surge em testes com visual renovado e tecnologia híbrida.
Visão Geral do sistema FC de 3ª Geração daToyota
Em 2014, a Toyota lançou o veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) MIRAI e, desde então, vendeu aproximadamente 28.000 unidades em mais de 30 países e territórios. Além disso, desde 2019, a Toyota começou a fornecer sistemas FC para uso em outras aplicações, como ônibus, ferrovias e geradores de energia estacionários, fornecendo mais de 2.700 unidades para mais de 100 clientes globalmente. No Brasil, a Toyota Yaris Cross híbrido chega ao Brasil em julho com preços a partir de R$ 130 mil.
No Japão, a Toyota trabalha com muitos parceiros, principalmente nas províncias de Tóquio e Fukushima, para implementar esses sistemas no setor comercial e ajudar a criar uma sociedade do hidrogênio. O novo sistema FC de 3ª Geração foi desenvolvido com base no feedback dos clientes e nas percepções de provas de conceito e testes de demonstração nos últimos anos. Recentemente, a Toyota convoca recall da Tacoma por falha nos freios traseiros.
Principais Características do Sistema FC de 3ª Geração:
- Melhorias:
- Durabilidade aprimorada, até 2 vezes maior que a da geração anterior, atingindo durabilidade comparável aos motores a diesel e design livre de manutenção.
- Melhora na eficiência de combustível de 1,2 vezes em relação à geração anterior, permitindo um alcance de cruzeiro 20% maior.
- Redução significativa de custos por meio de inovações no design de células e processos de fabricação.
- Expansão da linha: O Sistema FC de 3ª Geração pode ser instalado em diversos veículos comerciais, carros de passageiros e aplicações de uso geral, como geradores estacionários, ferrovias e navios. Para veículos de passageiros, a melhoria na eficiência de combustível proporciona maior autonomia. Para veículos comerciais pesados, o novo sistema FC oferece um nível de durabilidade comparável aos motores a diesel e alta potência. Além disso, ao projetar o sistema para ser mais compacto, ele pode ser integrado mais facilmente em vários veículos comerciais.
A Toyota continua seus esforços para a realização de uma sociedade do hidrogênio em colaboração com governos locais e outras empresas, associações e organizações. Além disso, a Toyota vende Hilux Power Pack AT com bolada de desconto e também Toyota oferta Corolla Altis Premium com super desconto para liquidar estoque.