O Land Rover Defender conquistou seu status lendário com capacidade bruta e inegável. Em 2020, a Jaguar Land Rover ressuscitou o icônico nome Defender, e a grande questão era: ele conseguiria fazer jus ao seu antecessor?
Avançando para o presente, o novo Defender tem se mantido firme, com números de vendas impressionantes. No terceiro trimestre de 2024, as vendas aumentaram 13% em comparação com o ano anterior.
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Especificações técnicas do Defender 2025
- Modelo: 2025 Land Rover Defender X-Dynamic SE
- Preço: R$ 939.450
- Dimensões:
- Comprimento: 5.020 mm
- Largura: 2.009 mm
- Altura: 1.966 mm
- Distância entre eixos: 3.022 mm
- Distância do solo: 226-292 mm
- Peso: 2.184–2.381 kg
- Tração: Integral
- Motor: 3.0-litros, seis cilindros em linha, turbo, supercharger e sistema mild hybrid
- Potência: 395 hp (294 kW) e 549 Nm de torque
- 0-96 km/h: 5.9 segundos
- Transmissão: Automática de oito velocidades
Após uma semana com o novo Defender, é seguro afirmar que poucos SUVs são tão versáteis. O modelo testado foi o Defender 110 X-Dynamic SE. O “110” indica a versão de cinco lugares e quatro portas. Há também a opção de duas portas, a “90”, e para quem precisa de ainda mais espaço, o Defender 130 oferece três fileiras de assentos.
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O X-Dynamic inclui rodas de 20 polegadas, faróis de LED, limpadores com sensor de chuva, estofamento em couro granulado, ar condicionado automático de duas zonas e sistema de som Meridian. O veículo testado contava com o pacote Cold Climate (jatos de lavagem aquecidos, para-brisa aquecido e lavadores de farol), o pacote Off-Road (pneus todo-terreno, tomadas domésticas e diferencial eletrônico ativo) e a suspensão a ar. Opcionais como ar-condicionado automático de três zonas, engate de reboque e sensor de qualidade do ar elevam o preço total para U$81.923.
Motorização e desempenho
O Defender 110 X-Dynamic é equipado com o motor P400, um 3.0 litros de seis cilindros em linha com turbocompressor, supercharger elétrico e sistema mild hybrid de 48 volts, entregando 395 cv (294 kW) e 549 Nm de torque. A transmissão é automática de oito marchas da ZF. O consumo declarado é de 7,6 km/l na cidade, 9,3 km/l na estrada e 8,5 km/l combinado. Durante os testes, o Defender alcançou 8,4 km/l em uso misto, incluindo um dia de off-road, onde registrou 6,7 km/l.
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Comportamento On-Road
O Defender se mostrou surpreendentemente agradável no uso urbano. A direção é precisa e o chassi transmite bem o que acontece na estrada, sem ser desconfortável. A suspensão oferece um bom equilíbrio, sem rolagem excessiva da carroceria. Os 395 cv garantem agilidade no trânsito e ultrapassagens seguras, com o 0 a 96 km/h sendo feito em 5,9 segundos. Os freios são eficientes e a suspensão ativa abaixa o SUV para melhorar a estabilidade em curvas.
Capacidade Off-Road
O Defender não perdeu sua capacidade off-road, sendo ainda mais capaz que antes. A suspensão a ar eleva a altura livre do solo para 292 mm, superando Jeep Grand Cherokee, Ineos Grenadier e Lexus GX. Possui modos de condução off-road para diferentes terrenos, como areia, lama e pedras, além de controle de cruzeiro em baixa velocidade para transpor obstáculos. O “Wade Sensing Mode” permite atravessar trechos alagados com até 900 mm de profundidade.
Durante os testes, o Defender superou diversos obstáculos sem dificuldades, demonstrando sua aptidão para enfrentar terrenos desafiadores.
Interior e conforto
O interior do Defender é um lugar agradável, com boa visibilidade e controles bem posicionados. O volante possui detalhes em metal e os materiais são de alta qualidade. Há espaço generoso para adultos em ambas as fileiras de bancos. O porta-malas oferece 1019 litros de capacidade com os bancos traseiros em posição normal e 2141 litros com os bancos rebatidos.
Apesar disso, alguns pontos poderiam ser melhores, como os ajustes dos bancos dianteiros, que poderiam ser mais amplos. A usabilidade do sistema multimídia também exige um período de adaptação.
Concorrentes
O novo Defender enfrenta a concorrência de Ineos Grenadier, Jeep Grand Cherokee e Lexus GX. O Jeep oferece mais conforto e tecnologia, enquanto o Ineos é mais focado no off-road. O Lexus GX se destaca pela confiabilidade, um ponto fraco histórico da Land Rover. No entanto, os problemas do Defender parecem estar mais relacionados a falhas de software do que a problemas mecânicos.
A manutenção de um motor com supercharger elétrico, turbo e outros componentes de alta tecnologia pode ser cara após o término da garantia. Para alguns, isso pode ser um fator decisivo, mas para outros, será o preço a pagar por possuir um dos SUVs mais desejáveis do mercado.
O Defender é um SUV que se destaca tanto pela sua capacidade off-road quanto pelo seu estilo e conforto. Apesar de algumas limitações, é uma opção interessante para quem busca um veículo versátil e exclusivo.