A divisão M da BMW está empenhada no desenvolvimento da dinâmica de condução do aguardado M3 elétrico, modelo que promete revolucionar o segmento de esportivos. Para isso, a engenharia da marca iniciou o projeto com a construção de um protótipo baseado no M2, equipado com impressionantes 1.000 cv.
Pela primeira vez, a BMW permitiu que o público ouvisse o som do M3 elétrico em desenvolvimento. O novo modelo será comercializado juntamente com a versão a combustão do M3 e utilizará a plataforma Neue Klasse da montadora.
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O vídeo divulgado faz parte da série da BMW M que detalha o desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico. Franciscus van Meel, CEO da M, revelou que o protótipo atual do M3 elétrico surgiu a partir de um modelo elétrico baseado no M2, com 1.000 cv, que a BMW começou a experimentar. Segundo ele, o protótipo do M2 elétrico era divertido em linha reta, mas carecia da capacidade de controle necessária para um carro M. Foi aí que surgiu o protótipo baseado no i4.
Os testes do protótipo estão sendo realizados em lagos congelados para otimizar a dinâmica de condução. Um dos aspectos mais interessantes é o som emitido pelo veículo. O M3 elétrico soa diferente de qualquer outro veículo elétrico de alto desempenho já produzido.
Em velocidade de cruzeiro, o som se assemelha a um motor a combustão interna (ICE) convencional, e à medida que o motorista acelera, o volume aumenta e o som se intensifica. A sonoridade é descrita como uma mistura entre um motor a combustão, um jato e um motor elétrico. A solução da BMW parece mais autêntica e confere ao M3 elétrico uma personalidade única.
Embora os detalhes técnicos do modelo de produção ainda sejam limitados, especula-se que ele terá quatro motores elétricos, proporcionando tecnologia avançada de vetorização de torque. É possível que a BMW tenha reduzido a potência dos 1.000 cv dos protótipos iniciais para cerca de 700 cv. Mesmo assim, o carro ainda teria uma vantagem considerável em relação ao atual M3 CS, com 543 cv.