Em um confronto que desafia as expectativas, o Tesla Model 3 Performance, avaliado em US$55 mil (equivaleria a cerca de R$ 321.200), superou o BMW M3 CS, que custa US$120 mil (aproximadamente R$ 700.800), em um teste de arrancada U-Drag realizado pela Edmunds. Apesar de ter menor potência e maior peso, o Tesla demonstrou sua força com torque superior e tecnologia elétrica.
O teste, que envolve uma arrancada seguida de frenagem e giro de 180 graus antes do retorno à linha de partida, colocou à prova os pontos fortes e fracos de cada veículo. Enquanto o BMW M3 CS, com seus 543 cv de potência e tração integral, conseguiu uma largada mais agressiva, impulsionado pelos pneus Michelin Pilot Sport 4S, o Model 3 Performance, com 510 cv, não se intimidou.

O BMW M3 CS apresentou uma leve vantagem em potência (543 cv contra 510 cv do Tesla), e também em peso, com 1.765 kg contra 1.838 kg do Tesla. Entretanto, o torque do Tesla, com 740 Nm, superou os 67 lb-ft (91 Nm) do BMW.
Na prova, o BMW M3 CS saiu na frente, mas o Tesla Model 3 Performance manteve o ritmo e conseguiu ultrapassá-lo na volta.
A Edmunds reconheceu a surpresa no resultado, já que o M3 CS havia vencido um Hyundai Ioniq 5 N anteriormente, que por sua vez, havia derrotado um Model 3 Performance em um teste similar. A explicação dos apresentadores para essa reviravolta foi a temperatura de 38,4°C no dia da prova, o que teria afetado mais o carro com motor turbo do que as baterias do carro elétrico.
Preço e concorrência
O Tesla Model 3 Performance testado custou US$58.380, um valor consideravelmente menor que os US$132.695 do BMW M3 CS. Essa diferença de preço destaca a competitividade do mercado de elétricos de alta performance, mesmo frente a modelos tradicionais de alto desempenho.