O Mazda6, modelo que já havia sido descontinuado em diversos mercados, incluindo a América do Norte em 2021, encerra sua trajetória na Austrália após 22 anos. A decisão da Mazda Austrália foi motivada pela dificuldade em atender às novas normas de segurança veicular, a Australian Design Rule 98/00, que entrará em vigor em 1º de março de 2025.
Apesar de o Mazda6 australiano contar com sistemas como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), estes não alcançam os padrões exigidos pela nova regulamentação. Essa mudança regulatória sela o destino do Mazda6 no país, juntando-se a outros modelos descontinuados por razões similares, como a recente baixa de três dos cinco modelos da Mitsubishi.
A produção do Mazda6 já foi finalizada, mas a empresa assegura ter um estoque “considerável” de todas as versões para atender à demanda local. Os interessados que ainda apreciam o modelo, ou que resistem à crescente popularidade dos SUVs, ainda poderão adquirir o sedã enquanto durarem os estoques.
Legado e declínio
O Mazda6 teve um desempenho sólido na Austrália, vendendo cerca de 150.000 unidades ao longo de três gerações desde seu lançamento em 2002. O auge foi em 2005, com 15.000 unidades vendidas. Entretanto, os números de 2024 demonstram o declínio do modelo, com apenas 1.354 unidades vendidas no país, refletindo a queda na demanda por sedãs médios em favor dos SUVs, tendência global.
A Mazda não anunciou um sucessor direto para o Mazda6, informando apenas que a marca “focará em aprimorar sua estratégia de múltiplas soluções”, oferecendo modelos com motores a combustão interna (ICE), híbridos leves e híbridos plug-in (PHEV).
Vinesh Bhindi, diretor administrativo da Mazda Austrália, declarou: “Devemos muito ao Mazda6 por ter ajudado a construir a imagem da marca Mazda hoje… Embora tenhamos visto o mercado mudar sua preferência em direção aos SUVs nos últimos anos, o Mazda6 sempre foi – e continua sendo – muito valorizado por entusiastas leais e motoristas apaixonados… Ao nos despedirmos do Mazda6, seu legado continuará vivo à medida que avançamos para a próxima fase de nossa estratégia futura.”
Um adeus gradual
A geração atual do Mazda6 foi lançada em 2012 e recebeu atualizações em 2015 e 2018. Apesar das melhorias, o sedã médio tornou-se mais uma vítima da ascensão dos SUVs, sendo retirado dos mercados dos EUA e Canadá em 2021, do Reino Unido em 2023 e do Japão em 2024.
Além da Austrália, o modelo ainda pode ser encontrado em mercados como Indonésia, Malásia e Tailândia, embora seus dias nesses locais também estejam contados. Rumores sobre um sucessor com tração traseira e motor de seis cilindros não se concretizaram, com a Mazda concentrando seus esforços na expansão de sua linha de SUVs.
Em 2024, a Mazda lançou o sedã EZ-6 na China, baseado na plataforma da Changan, com opções de propulsão elétrica e extensor de alcance. A versão totalmente elétrica, chamada Mazda 6e, foi introduzida recentemente na Europa e no Reino Unido, atuando como um substituto indireto do sedã movido a ICE e como rival do Tesla Model 3. Não há informações sobre a possível chegada deste modelo ao mercado australiano.