A eletrificação da atual geração do Land Rover Defender se mostra um desafio para a marca britânica, segundo declarações de Lennard Hoornik, Diretor Comercial da JLR. Em entrevista à revista *Autocar*, Hoornik explicou que a plataforma D7x, utilizada na atual geração do Defender (L663), não é ideal para um sistema de propulsão elétrica sem comprometer significativamente suas características.
“Eletrificar o carro atual ‘L663’, na sua plataforma D7x, não é o que queremos”, disse Hoornik. “O L663 é brilhante no que faz, e temos uma versão híbrida plug-in [de quatro cilindros] já, mas não é fácil encontrar o espaço extra necessário dentro do chassi para as baterias, dada a configuração do eixo e a capacidade de que precisa.”
A solução, portanto, pode exigir o desenvolvimento de uma nova geração do modelo ou até mesmo a criação de uma arquitetura única para um Defender 100% elétrico, coexistindo com a versão a combustão interna atual. A marca garante o compromisso com a eletrificação de todas as suas sub-marcas, incluindo Range Rover, Discovery, Jaguar e Defender.
Novidades na Dodge e Chevrolet
Enquanto a Land Rover enfrenta desafios com a eletrificação, a Dodge apresenta a edição especial *Attitude GT Green Hornet*, limitada a 300 unidades para o mercado mexicano. Trata-se de uma versão reestilizada do sedã chinês GAC Empow, com pintura verde oliva fosco, rodas pretas de 18 polegadas e faróis de LED.
Apesar do visual esportivo e de contar com escapamento ativo, o motor 1.5 litros turbo permanece inalterado, gerando 168 cv e 270 Nm de torque, com transmissão automática de sete marchas e tração dianteira. O modelo chega ao mercado mexicano por 488.900 pesos (cerca de US$ 23.800).
Já a Chevrolet anuncia um recall para 2.890 unidades do Equinox EV com tração integral, sem o sistema Super Cruise. De acordo com a NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Trânsito Rodoviário), um problema de calibração de software pode impedir a ativação dos freios do veículo ao detectar um perigo.
A solução será a atualização de software em concessionárias, sendo que os veículos ainda não vendidos receberão a atualização remotamente. Versões com tração dianteira e modelos com o Super Cruise estão isentos do recall.
Vale destacar que, além do Equinox EV, a Chevrolet também realiza recall para as picapes elétricas Silverado e GMC Sierra, devido a um problema no aperto do parafuso de fixação do cinto de segurança traseiro em cinco unidades do modelo 2024.