A Toyota reafirmou sua posição como a marca automotiva mais valiosa do mundo, de acordo com um estudo da Brand Finance. A pesquisa avaliou a marca japonesa em US$ 64,7 bilhões, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a Tesla, liderada por Elon Musk, sofreu uma queda de 26% em seu valor de marca, recuando para a quarta colocação no ranking.
O estudo, que não se baseia apenas no desempenho das ações ou em números de vendas, mas também em pesquisas de opinião e acordos de licenciamento, avaliou a Tesla em US$ 43 bilhões, contra US$ 53 bilhões da Mercedes-Benz e US$ 66 bilhões da Toyota. A Mercedes, apesar de uma queda de 11% em seu valor, conseguiu ultrapassar a Tesla, garantindo o segundo lugar. O Grupo Hyundai também superou a montadora americana, ficando em terceiro.
A lista das 10 marcas automotivas mais valiosas em 2025, segundo a Brand Finance, inclui:
- Toyota (Japão)
- Mercedes-Benz (Alemanha)
- Hyundai Group (Coreia do Sul)
- Tesla (Estados Unidos)
- BMW (Alemanha)
- Porsche (Alemanha)
- Volkswagen (Alemanha)
- Honda (Japão)
- Ford (Estados Unidos)
- Audi (Alemanha)
A Brand Finance atribui a queda da Tesla a vários fatores, incluindo a linha de veículos envelhecida e a polarização causada pelas atividades e opiniões de seu CEO fora da indústria automotiva, incluindo na política. Segundo David Haigh, CEO da Brand Finance, a imagem de Elon Musk pode influenciar a decisão de compra dos consumidores de veículos elétricos.
Embora a consideração pela Tesla tenha diminuído na Europa, onde foi superada pela Mercedes e pela chinesa BYD, a pesquisa indicou que a marca mantém uma imagem favorável nos Estados Unidos.
O estudo também avaliou marcas de outros setores. A Apple lidera o ranking geral com um valor de US$ 574,5 bilhões, seguida pela Microsoft, Google, Amazon e Walmart. No ranking geral, a Toyota ocupa a 18ª posição, a Mercedes a 23ª e a Tesla a 36ª.