O Volkswagen Fusca, mesmo 28 anos após sair de linha pela segunda vez, continua sendo um dos 50 carros usados mais vendidos no Brasil, segundo a Fenabrave. O modelo, um clássico atemporal, mantém um volume significativo de negócios fechados mensalmente, demonstrando seu valor como moeda de troca e um item que, para muitos entusiastas, é considerado “sem preço”.
Celebrando seu dia nacional, o Fusca ainda é presença marcante nas ruas brasileiras, apesar de sua produção ter sido encerrada em 1996. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) indicam que aproximadamente 2 milhões de unidades do Fusca ainda circulam pelo país.
Este número impressiona, considerando que o carro teve um total de 3,3 milhões de unidades vendidas no Brasil e sua produção em grande escala foi interrompida pela primeira vez em 1986.
O modelo foi relançado durante o governo de Itamar Franco, em 1993, com o nome de Fusca Itamar, um breve retorno que complementou a história do clássico. O Fusca foi líder de vendas no Brasil por 24 anos consecutivos e hoje é considerado tanto uma peça de coleção quanto um veículo para o uso diário, especialmente para trajetos curtos nas cidades.
Com 66 anos de história, o Fusca ainda demanda atenção especial na manutenção, especialmente nos componentes do motor. No entanto, o mercado de autopeças oferece suporte contínuo ao “besouro”, disponibilizando peças, componentes e acessórios, desde selantes e retentores até mesmo a carcaça completa do motor. Assoalhos, partes da lataria e do acabamento interno também são facilmente encontrados, e há diversos profissionais especializados na manutenção do clássico da Volkswagen.
O Fusca continua sendo o carro clássico mais acessível do mercado, mantendo seu apelo e proporcionando aos seus proprietários o prazer de dirigir um veículo que transcende o tempo e as mudanças tecnológicas.