A Dacia, conhecida por seus veículos acessíveis, prepara-se para um marco importante na sua história: a eletrificação do seu modelo mais vendido, o Sandero. Denis Le Vot, CEO da marca, confirmou que o carro compacto ganhará uma versão totalmente elétrica até o final de 2027. Essa novidade representa um grande passo para o modelo, que se consolidou no mercado europeu por seu equilíbrio entre preço e praticidade.
Embora detalhes específicos sobre o Sandero EV ainda não tenham sido divulgados, a Dacia planeja expandir sua linha de elétricos na próxima década, com lançamentos anuais de mais de dois modelos. Atualmente, o único carro 100% elétrico da marca é o compacto Spring, fabricado na China. As vendas desse modelo caíram 63% no último ano, devido ao fim de subsídios na França e às tarifas europeias sobre veículos elétricos chineses.
A Renault, empresa-mãe da Dacia, já está desenvolvendo tecnologias que poderão ser utilizadas no Sandero elétrico. Uma das possibilidades é a utilização da plataforma AmpR Small, já presente nos modelos Renault 4 e Renault 5.
Essa estratégia permitiria à Dacia acessar tecnologias mais maduras e reduzir os custos de produção. A marca, no entanto, continua com o foco principal em veículos a combustão interna, com modelos como Duster, Jogger e o recém-lançado Bigster já oferecendo versões híbridas completas.
Até 2025, a Dacia lançará versões híbridas e híbridas leves de 48 volts em toda a sua linha, incluindo novas opções com tração nas quatro rodas. Essa transição para a eletrificação é essencial para que o Grupo Renault cumpra as metas de emissões de CO2 estabelecidas pela União Europeia.
A Dacia, por ter uma gama mais voltada a motores a combustão, apresenta médias de emissões mais altas do que a Renault, o que torna o lançamento de modelos híbridos e elétricos ainda mais urgente para evitar multas significativas.
Segundo Le Vot, a aceitação do mercado em relação aos veículos elétricos e as decisões da Comissão Europeia sobre multas terão impacto direto no desempenho da marca em termos de emissões de CO2 em 2025. Ele ressaltou também que a Dacia está otimizando tecnologias para reduzir emissões, mesmo em veículos menos eficientes, como os com tração integral.
O mercado automotivo aguarda ansiosamente por mais detalhes sobre o Sandero EV, que promete ser um concorrente de peso no crescente mercado de carros elétricos acessíveis.