O novo sedã de luxo Avatr 06, fruto da parceria entre Changan, CATL e Huawei, teve seu interior revelado na China, apresentando um painel tecnológico com cinco telas e diversas funcionalidades. O modelo, que será lançado no mercado chinês no segundo trimestre de 2025, terá versões totalmente elétricas (EV) e híbridas com extensor de autonomia (EREV).
A Avatr, marca de alto padrão pertencente à Changan e CATL, conta com a Huawei como fornecedora de sistemas operacionais, chips e motores elétricos. Atualmente, a linha da marca inclui o crossover fastback Avatr 11, o liftback Avatr 12 e o SUV Avatr 07. O sedã 06 será o mais novo membro dessa família de veículos.
O interior do Avatr 06 segue a linguagem de design da marca, com destaque para a grande tela de 35,4 polegadas que funciona como painel de instrumentos. Abaixo, há uma tela central de 15,6 polegadas.
O sedan também possui câmeras laterais no lugar dos retrovisores convencionais, com telas posicionadas ao lado do painel principal, permitindo ao motorista visualizar as áreas laterais sem precisar virar a cabeça. Um retrovisor digital completa o conjunto de telas.
O volante do Avatr 06 tem formato oval, com o câmbio acoplado à coluna de direção. Os puxadores das portas foram substituídos por botões. No console central, há dois carregadores sem fio para smartphones, porta-copos e um compartimento escondido, além da inscrição iluminada da marca. As imagens do interior revelaram um consumo de energia de 13,6 kWh/100 km na versão EREV, com autonomia de 1.086 km em modo híbrido, mantendo 59% da carga da bateria.
O sedã tem dimensões de 4855/1960/1450 mm, com entre-eixos de 2940 mm. Seu design exterior inclui luzes diurnas de camada dupla, faróis integrados ao para-choque, maçanetas embutidas, teto preto e aerofólio tipo “ducktail”.
A versão elétrica do Avatr 06 terá opções de tração traseira (RWD) com 252 kW (338 cv) e tração integral (4WD) com 440 kW (590 cv). Ambas as configurações utilizarão um pacote de baterias LFP de 72,9 kWh da CATL, proporcionando autonomia de 600 a 650 km no ciclo CLTC.
A versão EREV contará com um motor elétrico de 231 kW (310 cv) no eixo traseiro e um motor a gasolina 1.5 turbo de 115 kW (154 cv). As opções de bateria LFP, também da CATL, variam de 31,7 a 45,06 kWh, com autonomias elétricas de 170 a 240 km.
A expectativa é que o Avatr 06 chegue ao mercado chinês com preços a partir de 250.000 yuan (aproximadamente 34.180 dólares).