A Jeep prepara o lançamento de um novo SUV elétrico com forte apelo off-road: o Recon. A produção em larga escala do modelo está confirmada para começar em fevereiro de 2025, na planta de Toluca, no México.
Segundo o portal MoparInsiders, a fábrica mexicana dará início à montagem do Recon no dia 24 de fevereiro, ao lado do Compass e do Wagoneer S, também elétrico. Diversos protótipos do novo SUV já foram flagrados em testes, aumentando a expectativa em torno do lançamento.
A Stellantis, grupo que detém a Jeep, convocou funcionários para a região, buscando evitar problemas no lançamento, como os que ocorreram com o Dodge Charger Daytona e o próprio Wagoneer S.
O Jeep Recon tem design quadrado com linhas robustas, características de um veículo off-road. O modelo foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 e busca homenagear o clássico Cherokee, produzido entre 1984 e 2001. Ele será o primeiro veículo do grupo a utilizar a nova plataforma STLA Large.
É esperado que o Recon utilize o conjunto motriz do Wagoneer S, que oferece cerca de 600 cv. Há a possibilidade de versões com dois motores e tração 4×4. Inicialmente, o SUV elétrico será oferecido em três versões: Willys (entrada), Overland (sofisticada) e Moab (aventureira), esta última com rodas de 17 polegadas, pneus Nexen Roadian ATX, proteção inferior e suspensão elevada. Portas removíveis e teto retrátil elétrico também devem ser oferecidos como opcionais.
Embora o lançamento inicial seja com propulsão 100% elétrica, o CEO da Jeep, Antonio Filosa, sinalizou a possibilidade de uma versão híbrida no futuro. O Recon é visto como uma espécie de Wrangler elétrico e fará sua estreia nos mercados da América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio. Contudo, ainda não há confirmação sobre sua vinda para o Brasil, tampouco uma data oficial de lançamento.