A Porsche iniciou a pré-venda no Brasil dos novos Panamera Turbo E-Hybrid e Panamera Turbo S E-Hybrid. Os modelos já podem ser encomendados em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no país a partir desta quarta-feira, 15.
Ambos os esportivos de quatro portas trazem a tecnologia híbrida, combinando um motor V8 4.0 biturbo com unidades elétricas de 190 cavalos. Os preços de pré-venda começam em R$ 1.366.000 para o Panamera Turbo E-Hybrid e R$ 1.573.000 para o Panamera Turbo S E-Hybrid.
Os novos modelos apresentam um design reformulado, aerodinâmica aprimorada, suspensões atualizadas, interior renovado, novos equipamentos e um pacote de conectividade inédito. O Panamera Turbo E-Hybrid entrega 680 cv, resultado da combinação do motor V8 4.0 biturbo (599 cv) com um motor elétrico de 190 cv. O Panamera Turbo S E-Hybrid eleva essa potência para 782 cv, com um ganho adicional de 102 cv.
O torque também impressiona, com 94,5 kgfm no Turbo E-Hybrid e 101,6 kgfm no Turbo S E-Hybrid. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 3,2 segundos no primeiro e 2,9 segundos no segundo, com velocidades máximas de 315 km/h e 325 km/h, respectivamente.
Os novos Panamera vêm equipados de série com suspensão a ar de dois estágios e o Porsche Active Suspension Management (PASM). O sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride, disponível como opcional para o Turbo E-Hybrid e de série no Turbo S E-Hybrid, é um dos destaques.
Esta tecnologia utiliza amortecedores ativos, conectados a uma bomba hidráulica operada eletricamente com alta tensão de 400 volts, proveniente do sistema híbrido. Segundo a Porsche, este sistema permite manter a carroceria do Panamera sempre nivelada, mesmo em manobras de frenagem, direção e aceleração, absorvendo irregularidades do piso.
Em condução esportiva, o Porsche Active Ride garante melhor conexão com a estrada, distribuindo as cargas nas rodas, anulando tendências de rolagem e mergulho, além de inclinar a carroceria nas curvas como uma moto faz. O sistema também abaixa a frente em aceleração e a traseira em frenagem.