A Tesla China está investindo no desenvolvimento de seus colaboradores através do programa “Quero ir para a faculdade”. Tao Lin, vice-presidente da Tesla na China, compartilhou que 85 funcionários da Gigafactory de Xangai foram admitidos na Universidade de Energia Elétrica de Xangai após serem aprovados no vestibular de nível superior para adultos em 2024.
O programa, em parceria com a Universidade de Energia Elétrica de Xangai desde 2021, está aberto para todos os funcionários da linha de frente da Tesla, sem exigências de escolaridade prévia. Segundo Lin, cerca de 700 funcionários já se graduaram através da iniciativa, que tem como objetivo incentivar o crescimento profissional e acadêmico de seus colaboradores.
A Gigafactory de Xangai, com investimento total de 50 bilhões de yuans (aproximadamente 6,82 bilhões de dólares), iniciou sua construção em 2018, sendo o primeiro projeto de manufatura de veículos totalmente estrangeiro na China. Em 2019, a fábrica produziu seu primeiro veículo e, em agosto de 2022, atingiu a marca de um milhão de veículos produzidos.
A produção continuou em ritmo acelerado, alcançando dois milhões em setembro de 2023 e três milhões em outubro de 2024. Atualmente, a unidade é considerada a maior super fábrica de veículos do mundo em capacidade de produção.
Em março do ano passado, a Tesla se tornou a primeira montadora a ultrapassar a marca de 6 milhões de veículos elétricos produzidos globalmente, com a Gigafactory de Xangai contribuindo com cerca de metade desse volume.
No mercado chinês, a Tesla comercializou 657 mil veículos em 2024, um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior. Especificamente em dezembro, as vendas na China registraram um crescimento de 12,8% em relação ao mês anterior, atingindo o recorde mensal de 83 mil veículos.
Fonte: Tao Lin Weibo