A Tesla Inc. alcançou um marco histórico em 2024, superando a Audi em número de veículos vendidos globalmente. A montadora americana entregou 1,79 milhão de unidades, enquanto a Audi registrou 1,67 milhão de carros comercializados, uma queda de 12% em relação ao ano anterior.
A Audi enfrenta desafios em mercados cruciais como Europa, China e América do Norte. A desaceleração na demanda por carros de luxo na China, juntamente com o avanço de fabricantes locais no segmento premium, afetou as vendas da marca. Na Europa, a redução de subsídios para veículos elétricos (EVs) também impactou negativamente as entregas. Os modelos totalmente elétricos da Audi tiveram uma queda de 8%, com cerca de 164.000 unidades vendidas.
A baixa procura por modelos como o SUV elétrico Q8 e-tron levou a Audi a fechar uma fábrica em Bruxelas, refletindo um movimento de outras montadoras alemãs que ajustam a produção devido à demanda enfraquecida.
Apesar do sucesso comparativo, a Tesla também enfrentou dificuldades, registrando a primeira queda anual nas entregas em mais de uma década. No entanto, a empresa de Elon Musk manteve a liderança como a maior vendedora global de veículos totalmente elétricos, superando a BYD Co. por pouco.
O cenário da indústria automotiva global está em transformação, especialmente no que diz respeito aos EVs. Enquanto montadoras alemãs como Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW enfrentam vendas abaixo do esperado e emitem alertas de lucro, a Tesla se consolida como um forte concorrente.
O desempenho da Tesla em 2024 destaca a mudança na preferência dos consumidores por veículos elétricos mais acessíveis e inovadores, mesmo em mercados que tradicionalmente favoreciam marcas de luxo estabelecidas.
A Audi e outras fabricantes tradicionais enfrentam o desafio de equilibrar produção e inovação em um cenário competitivo e incerto. Com o futuro do mercado de EVs em constante evolução, a disputa por participação de mercado entre gigantes como Tesla, Audi e fabricantes chinesas promete se intensificar nos próximos anos.