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Volkswagen Amarok V6 Extreme 2025: atualização visual em busca da competitividade

Confira a avaliação da versão topo de linha Extreme da Volkswagen Amarok, que, com retoques visuais, busca melhorar suas vendas no mercado brasileiro

A Volkswagen apresentou a linha 2025 da Amarok no Brasil, com atualizações visuais e novos equipamentos, buscando manter a competitividade da picape média no mercado sul-americano. A versão topo de linha, *Extreme*, é o destaque dessa renovação.

Produzida na Argentina desde 2010, a Amarok busca se manter relevante em um segmento onde a concorrência é acirrada, enfrentando modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi Triton, Fiat Titano e Nissan Frontier. No entanto, a nova geração da Amarok, já comercializada em outros mercados globais, ainda não tem previsão de chegada à América do Sul.

Volkswagen Amarok V6 Extreme 2025: atualização visual em busca da competitividade
Foto: Divulgação/Ea Motors Valinhos, SP

A linha 2025 da Amarok sul-americana recebeu retoques no design, aproximando-se da identidade visual de modelos como Taos e Nivus. As mudanças incluem novos para-choques, grade, capô, rodas e conjunto óptico, que agora conta com faróis full-led com ajuste elétrico de altura, luzes diurnas integradas, auxiliares de neblina e uma faixa de LED na grade frontal, conferindo uma aparência mais imponente.

Na traseira, o para-choque e as lanternas foram redesenhados, o emblema da marca foi alterado e o nome “Amarok” foi reposicionado na parte central da tampa da caçamba. O comprimento total do veículo cresceu 9,6 centímetros devido aos novos para-choques.

As rodas variam conforme a versão: 17 polegadas na Comfortline, 18 polegadas na Highline e 20 polegadas na Extreme. Todas as configurações vêm com freios a disco ventilados nas quatro rodas e capacidade de carga útil de 1.104 quilos.

A versão Extreme oferece as seguintes opções de cores: Branco Puro (sem custo adicional), Cinza Oliver, Preto Mystic, Prata Pyrit e Cinza Indium (com acréscimo de R$ 1.750 ao preço final). Dois pacotes opcionais são oferecidos para a versão *Extreme*: Hero e Dark.

O pacote Hero, disponível apenas para a cor Cinza Oliver sem custo adicional, inclui santantônio em preto brilhante, maçanetas das portas e logotipos traseiros no mesmo tom, capas dos parafusos das rodas e rodas de liga leve de 20 polegadas escurecidas.

Volkswagen Amarok V6 Extreme 2025: atualização visual em busca da competitividade
Foto: Divulgação/Ea Motors Valinhos, SP

Já o pacote Dark, oferecido por R$ 1.570 para as outras quatro cores, adiciona detalhes em preto nos para-choques, emblemas traseiros e maçanetas, além das rodas de liga leve de 20 polegadas também escurecidas. Uma capota marítima opcional para a caçamba adiciona R$ 1.670 ao valor final.

O motor da Amarok 2025 continua sendo o turbodiesel 3.0 V6, com 258 cavalos de potência e 59,1 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 marchas. A Volkswagen afirma que a picape acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos. A função Overboost aumenta a potência para 272 cavalos por dez segundos, na faixa de 50 km/h a 140 km/h.

Na Argentina, a Amarok também é oferecida com motores 2.0 TDI de quatro cilindros, com 140 ou 180 cavalos. No Brasil, entretanto, o V6 é a única opção.

As novidades em segurança incluem airbag de cabeça e o assistente de condução Safer Tag, da Mobileye, que oferece alertas de saída de faixa, colisão frontal, monitoramento de tráfego, indicação de limite de velocidade e monitoramento de pressão dos pneus. A picape também conta com tração 4×4 permanente 4Motion, assistente de partida em subida, controle automático de descida e ABS off-road.

A linha 2025 da Amarok V6 também inaugurou a Blindagem Vale+, que é mais leve e não altera a garantia de fábrica.

Internamente, a Amarok Extreme V6 mantém espaço para cinco ocupantes, mas o design do painel e acabamento em plástico duro denotam um aspecto “vintage” em comparação com as concorrentes. O painel de instrumentos possui mostradores analógicos e uma pequena tela central monocromática.

A picape oferece bancos em couro sintético perfurado, com ajustes elétricos nos dianteiros, volante multifuncional revestido em couro sintético com costuras aparentes e regulagem de altura e distância. A central multimídia Composition Touch com tela de 9 polegadas (com conexão Apple CarPlay e Android Auto via cabo) e navegação nativa é um avanço em relação ao sistema anterior.

Volkswagen Amarok V6 Extreme 2025: atualização visual em busca da competitividade
Foto: Divulgação/Ea Motors Valinhos, SP

Adicionalmente, foram incluídas uma porta USB-A no console frontal e duas USB-C traseiras.

Impressões ao Dirigir

Apesar de não competir pela liderança do segmento, a Amarok V6 oferece bom desempenho no asfalto e em terrenos off-road. O motor 3.0 V6 turbodiesel garante ultrapassagens seguras e o sistema de tração 4×4 permanente 4Motion, juntamente com os outros recursos off-road, proporcionam um rodar confiável em diferentes condições de terreno.

A segurança é reforçada pelos freios a disco com ABS, bloqueio mecânico do diferencial e controle de estabilidade (ESP), além do assistente de condução Safer Tag. No entanto, o sistema não possui ações autônomas como frenagem automática ou correção de trajetória.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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