A fabricante chinesa de veículos elétricos (NEV) Xpeng anunciou a expansão de sua rede de recarga na China, por meio de acordos de cooperação com a BP Pulse e a Volkswagen China. Essas parcerias permitem à Xpeng oferecer aos seus clientes acesso a aproximadamente 40.000 pontos de recarga em 420 cidades chinesas.
O memorando de entendimento (MOU) com a BP Pulse, assinado em 14 de janeiro, estabelece a abertura das redes de recarga entre as empresas. Essa colaboração resulta em uma malha conjunta de mais de 30.000 carregadores em 420 cidades, combinando os 1.790 postos de recarga e 9.070 pontos da Xpeng com os cerca de 23.000 da BP Pulse.
Além da interconexão das redes, a Xpeng e a BP Pulse também planejam explorar projetos conjuntos em áreas como marketing, armazenamento fotovoltaico e reabastecimento energético. O objetivo é construir projetos-piloto nos principais centros econômicos da China, com foco em redes de transporte e parques de pesquisa e desenvolvimento, além da formulação de regulamentações ambientais.
Anteriormente, a Xpeng já havia firmado um acordo similar com a Volkswagen China, resultando na disponibilização de 20.000 pontos de recarga para os clientes da Xpeng. Com a adição da rede da BP Pulse, os proprietários de veículos Xpeng agora podem usufruir de uma rede de recarga quatro vezes maior que a própria estrutura da marca.
Esse aumento na disponibilidade de pontos de recarga é crucial para suportar o crescimento nas vendas da Xpeng, impulsionado pelos recentes lançamentos dos sedãs Mona M03 e P7+.
A Xpeng possui estações de recarga S4 com potência máxima de 480 kW e corrente de 670 A, capazes de fornecer 200 km de autonomia em apenas 5 minutos. A empresa também iniciou a instalação das estações S5, com 800 kW e 800 A, que, segundo a fabricante, adicionam 1 km de autonomia por segundo.