Notícias

GAC Aion UT, rival do BYD Dolphin, inicia pré-venda na China com preços competitivos

Planejando instalar uma fábrica no Brasil no segundo semestre de 2026, a GAC Motor prepara sua entrada no mercado brasileiro, com previsão para iniciar as vendas ainda em 2025

A GAC Motor prepara sua entrada no mercado brasileiro, com previsão para iniciar as vendas no primeiro trimestre deste ano, inicialmente com modelos importados. A empresa planeja instalar uma fábrica no Brasil no segundo semestre de 2026. Um dos modelos mais aguardados é o GAC Aion UT, um hatch elétrico que chega para competir diretamente com o BYD Dolphin.

O Aion UT já está em pré-venda na China, oferecido em três versões com preços que variam entre 89.800 e 109.800 yuan (aproximadamente R$ 75.000 a R$ 92.000, sem considerar impostos e taxas). Esses valores o posicionam como uma alternativa mais acessível em comparação ao BYD Dolphin, cujos preços oscilam entre 99.800 e 129.800 yuan (cerca de R$ 83.000 a R$ 108.000).

GAC Aion UT, rival do BYD Dolphin, inicia pré-venda na China com preços competitivos
Foto: Divulgação/GAC

O design do Aion UT, voltado para o uso urbano, apresenta formas arredondadas, faróis de LED, maçanetas embutidas na carroceria e lanternas em formato de C. Suas dimensões são: 4,27 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.

Em comparação, o BYD Dolphin, construído sobre a arquitetura e-Platform 3.0, possui 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, segundo informações da Build Your Dreams.

GAC Aion UT, rival do BYD Dolphin, inicia pré-venda na China com preços competitivos
Foto: Divulgação/GAC

A GAC destaca o espaço interno do Aion UT como um dos maiores da categoria. O interior inclui um sistema multimídia com tela de 14,6 polegadas, compatível com Apple CarPlay e comandos de voz para controlar ar-condicionado, ajustes dos assentos e navegação. O painel de instrumentos digital possui 8,8 polegadas.

O Aion UT é equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente que entrega 134 cv de potência e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh oferece uma autonomia de até 420 quilômetros, de acordo com o ciclo chinês CLTC. O carregamento de 30% a 80% pode ser feito em 24 minutos utilizando carregadores de corrente contínua (DC).

GAC Aion UT, rival do BYD Dolphin, inicia pré-venda na China com preços competitivos
Foto: Divulgação/GAC

Além de competir com o BYD Dolphin, o GAC Aion UT também tem como concorrente o GWM Ora 03 no mercado chinês. Este é o terceiro modelo da marca com foco em mercados globais.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.