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BYD Shark: primeiras unidades da picape PHEV são entregues na Austrália

As primeiras picapes BYD Shark, modelo híbrido plug-in (PHEV), foram entregues a clientes na Austrália em 13 de janeiro. O embarque inicial, com cerca de 2.000 unidades, partiu da China em dezembro do ano passado.

Conhecida na Austrália como BYD Shark 6, a picape já ultrapassou 5.500 pedidos. A distribuidora australiana da BYD, EVDirect, realizou as primeiras entregas no showroom da marca em Brisbane.

BYD Shark 2025
Foto: Divulgação/Byd Ibirapuera São Paulo, SP

O primeiro lote da BYD Shark com destino à Austrália partiu em 17 de dezembro do terminal marítimo de Xangai Haitong, a bordo do navio norueguês Turandot.

No entanto, as entregas estão sendo prejudicadas por paralisações industriais na Austrália. Segundo a BYD, milhares de veículos aguardam em navios para serem descarregados devido às greves.

Atualmente, o tempo de entrega para um Shark 6 na Austrália é estimado em seis a oito semanas após a confirmação do pedido. Este é o primeiro veículo utilitário (ute) PHEV a ser vendido no país. A previsão é que a Canon Alpha Hi4-T, da GWM Poer, e uma versão PHEV da Ford Ranger também cheguem ao mercado em 2025.

A BYD Shark 6 é oferecida em uma única versão na Austrália, com preço de AUD 57.900 (aproximadamente USD 35.550).

Apesar de ser um modelo PHEV, o motor a combustão interna atua principalmente como gerador, fornecendo até 170 kW de potência. A picape possui dois motores elétricos: um dianteiro de 170 kW e 310 Nm de torque, e um traseiro de 150 kW e 340 Nm de torque. A potência combinada do sistema é de 320 kW e 650 Nm de torque.

A Shark 6 utiliza uma bateria de lâmina de fosfato de ferro-lítio de 29,58 kWh. A autonomia totalmente elétrica no ciclo NEDC é de 100 km, enquanto a autonomia combinada é de 840 km. A capacidade de reboque é de 2.500 kg, inferior à maioria das concorrentes a diesel. A carga útil é de até 835 kg, e o volume da caçamba é de 1.450 litros.

BYD Shark 2025
Foto: Divulgação/Byd Ibirapuera São Paulo, SP

A picape utiliza a plataforma DMO da BYD, também usada no Fang Cheng Bao Bao 5. Trata-se de uma plataforma dedicada para veículos PHEV com construção body-on-frame.

A Austrália é o primeiro mercado com direção do lado direito a receber a Shark, lançada no ano passado. A África do Sul também deverá receber o modelo em breve.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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