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Rodízio de veículos em São Paulo retorna em 13 de janeiro

Com restrição de circulação no centro expandido da capital paulista, o rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será retomado em 13 de janeiro

Após a suspensão durante as festas de fim de ano, o rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será retomado em 13 de janeiro. A restrição de circulação volta a valer no centro expandido da capital paulista, limitando a circulação de automóveis de passeio em horários específicos nos dias de semana.

O rodízio tem como objetivo principal reduzir o fluxo de veículos nos horários de pico. A área de abrangência inclui bairros como Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda, Vila Leopoldina, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema. A restrição ocorre em dois períodos diários: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Rodízio de veículos em São Paulo retorna em 13 de janeiro
Foto: Edilson Dantas / O Globo

O descumprimento do rodízio é considerado uma infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização é feita por radares com leitura de placas espalhados pela cidade.

Além do rodízio, as faixas exclusivas de ônibus também possuem regras específicas. A circulação de veículos particulares nessas faixas é proibida, sendo considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Funcionamento do rodízio

O rodízio de veículos em São Paulo foi implementado em 1997 para controlar o número de carros nas vias durante os horários de maior movimento. A restrição é determinada pelo final da placa de cada veículo, conforme a seguinte escala:

  • Segunda-feira: placas com final 1 e 2
  • Terça-feira: placas com final 3 e 4
  • Quarta-feira: placas com final 5 e 6
  • Quinta-feira: placas com final 7 e 8
  • Sexta-feira: placas com final 9 e 0

Isenções

Veículos utilizados em serviços essenciais como ambulâncias, viaturas policiais e do corpo de bombeiros estão isentos do rodízio. Algumas categorias profissionais, como médicos e transportadores de cargas especiais e escolares, também podem solicitar a liberação. Gestantes, pessoas com mobilidade reduzida ou em tratamento de doenças graves também podem pedir a isenção.

Em casos de emergência, motoristas multados podem recorrer, mas a decisão final cabe à autoridade de trânsito.

Veículos elétricos e híbridos

Modelos elétricos e híbridos, incluindo os leves (48V), convencionais e plug-in, estão isentos do rodízio. Híbridos convencionais recarregam suas baterias pelo motor a combustão, enquanto os plug-in podem ser carregados em tomadas, como o BYD Song Premium.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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