O Firefly EV, hatch compacto elétrico da Nio, teve suas especificações principais reveladas na China, enquanto aguarda a licença de vendas. Projetado para o mercado europeu, o veículo de 4 metros de comprimento destaca-se pela tração traseira e uma potência de 105 kW (141 cv).
O modelo, que já havia sido apresentado durante o Nio Day 2024 em 21 de dezembro, iniciou sua pré-venda com o preço de 148.800 yuan (aproximadamente 20.800 dólares), mas suas especificações permaneciam um mistério até a divulgação pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) em 10 de janeiro.
As dimensões do Firefly EV são: 4003 mm de comprimento, 1781 mm de largura e 1557 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2615 mm. Os balanços dianteiro e traseiro são de 680 mm e 708 mm, respectivamente, enquanto os ângulos de ataque e saída são de 21 e 26 graus. Visualmente, o design exterior mantém o estilo apresentado no Nio Day 2024, apesar de algumas críticas que o compararam com as câmeras do iPhone.
Para comparação, o Firefly EV é 287 mm mais curto que o BYD Dolphin voltado para o mercado europeu, e se aproxima em tamanho ao Renault Sandero. Apesar de compacto, ele conta com rodas de 215/50 R18 e oferece três variantes de design de aro. O peso do veículo é de 1.492 kg, com peso bruto de 1.875 kg, acomodando confortavelmente cinco passageiros. Opcionalmente, o teto pode ser preto.
O motor elétrico TZ160S010, fabricado pela Nio Technology, é o responsável pela propulsão do Firefly EV, localizado no eixo traseiro, com 105 kW (141 cv) de potência máxima. A energia é fornecida por uma bateria LFP da Sunwoda, com capacidade ainda não divulgada, mas que oferece a possibilidade de troca rápida.
Outros detalhes técnicos incluem suspensão traseira independente multilink da Multimatic, sistema IPB da Bosch, distribuição de peso 50-50 entre os eixos e autonomia de 225 km no ciclo WLTP com 75% da carga da bateria. O veículo apresenta raio de giro de 4,7 metros, porta-malas dianteiro com 92 litros e traseiro com até 1.250 litros, nove airbags e rigidez torcional de 35.700 Nm/grau.