O Firefly, o hatchback elétrico da marca Nio, concluiu seus testes de inverno na China. A marca celebrou o evento com a divulgação de um vídeo que revela detalhes técnicos do veículo.
A Nio apresentou o Firefly EV no dia 21 de dezembro durante o Nio Day 2024, iniciando a pré-venda do compacto elétrico com um preço inicial de 148.800 yuan (aproximadamente 20.300 dólares). Recentemente, a Firefly compartilhou um vídeo dos testes de inverno do carro, fornecendo novas informações sobre o modelo.
De acordo com representantes da Firefly, o primeiro veículo elétrico da marca passou por testes de inverno em Heihe, na província de Heilongjiang. Heihe, que faz fronteira com a cidade russa de Blagoveshchensk, é uma das regiões mais frias da China. Anteriormente, a Lynk & Co, da Geely, também realizou testes em condições climáticas adversas com o 02 fastback SUV (conhecido como Z20 na China) no mesmo local.
O vídeo divulgado pela Firefly mostra que a temperatura no local dos testes atingiu -30 graus Celsius. Em um clipe de 30 segundos, o Firefly EV aparece passando por testes de carregamento e desempenho do sistema elétrico. O vídeo também deixa claro que o compacto é um veículo de tração traseira, capaz de realizar drifts em estradas com neve quando o sistema ESC é desativado.
Adicionalmente, a Firefly revelou novas informações sobre seu primeiro EV. O hatchback possui suspensão traseira independente de cinco braços, desenvolvida em parceria com a Multimatic, fornecedora de componentes automotivos que trabalha com marcas como Mercedes-Benz, Aston Martin e Ford. O Firefly EV também conta com o sistema de freio IPB one-box da Bosch.
O Firefly EV foi projetado para atender aos padrões de segurança cinco estrelas da China e da União Europeia, incorporando 15 funções de segurança ativa. A marca confirmou que o modelo é RWD, com um comprimento de aproximadamente quatro metros e distribuição de peso 50-50 entre os eixos.
Segundo a Firefly, o vídeo mostra a especificação europeia do carro. Ele possui uma autonomia de 225 km no ciclo WLTP com uma bateria carregada a 75%. Assim, estima-se que o Firefly EV pode alcançar cerca de 330 km com uma carga completa.
Informações anteriores indicam que o Firefly EV possui um raio de giro de 4,7 metros e oferece suporte para estacionamento em todas as situações. O porta-malas tem capacidade para 92 litros, podendo chegar a 1.250 litros com os bancos rebatidos. A estrutura do carro é composta por 83,4% de aço de alta resistência, alcançando uma rigidez torcional de 35.700 Nm/grau. Além disso, ele oferece nove airbags para a segurança dos passageiros.
O Firefly está disponível para pré-venda na China com um preço inicial de 148.800 yuan (aproximadamente 20.400 dólares).