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Volkswagen reestrutura produção de Taos e Tiguan no México para 2025

A Volkswagen (VW) está planejando mudanças significativas na produção de seus SUVs, Taos e Tiguan, com impacto previsto para o mercado brasileiro em 2025

A Volkswagen (VW) está planejando mudanças significativas na produção de seus SUVs, Taos e Tiguan, com impacto previsto para o mercado brasileiro em 2025. A principal alteração envolve a interrupção da fabricação do Tiguan na planta de Puebla, no México, conforme informado pelo sindicato dos trabalhadores locais e pela imprensa da região. Essa decisão foi tomada no final de novembro.

Enquanto isso, o Taos também passou por atualizações recentes no mercado norte-americano. A expectativa é que essas melhorias cheguem ao Brasil no próximo ano. Uma mudança importante para o Taos pode ser a sua nova origem de produção. Em vez de continuar vindo da Argentina, onde sua atualização visual foi suspensa, o modelo médio da VW poderá ser importado diretamente do México.

Volkswagen reestrutura produção de Taos e Tiguan no México para 2025
Foto: Divulgação

A paralisação da produção do Tiguan em Puebla é motivada pela necessidade de atualizar o ferramental para a nova geração do modelo, chamada Tayron. Apesar da mudança de nome em alguns mercados, o Tiguan será mantido em grande parte do continente americano. Segundo informações da Marklines, a produção do novo Tiguan no México deve começar em meados do próximo ano, com um período de *layoff* para cerca de 1,8 mil funcionários.

Embora a VW tenha confirmado a pausa na produção em Puebla, a empresa ressalta que o Tiguan já voltou a ser fabricado e que o modelo atual seguirá sendo produzido para abastecer mercados como o brasileiro. A nova geração do Tiguan será destinada aos Estados Unidos, México e outros países. A expectativa é que o novo modelo chegue ao Brasil ao fim da produção da versão atual.

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Foto: Divulgação

Quanto ao Taos, a mudança de origem de produção para o México também visa a manter a competitividade do modelo, considerando a suspensão dos planos de reestilização na Argentina. O Taos mexicano deve utilizar o motor 1.4 Turbo, já vendido por lá e também oferecido na Argentina. Este motor também é fabricado em São Carlos (SP). Uma opção para o mercado brasileiro seria a inclusão da unidade flex, com 150 cv de potência.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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