A tecnologia híbrida-leve (MHEV) está prestes a expandir sua presença no mercado brasileiro. Após o lançamento nos Fiat Pulse e Fastback, o sistema MHEV Bio-Hybrid da Fiat será implementado em outros modelos das marcas Stellantis: Citroën Basalt e Aircross e Peugeot 2008.
Segundo informações do site Auto+, indica que a produção dos veículos com a tecnologia MHEV começará em 2026, para lançamento como linha 2027. O sistema, que já equipa as versões Audace e Impetus do Pulse (a partir de R$ 125.990 e R$ 140.990, respectivamente) e do Fastback (a partir de R$ 151.990 e R$ 161.990), utiliza um motor 1.0 turbo (T200) em conjunto com uma unidade elétrica de 4 cv e duas baterias.
Esse conjunto eletrificado, segundo a marca, promove redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes. No caso do Pulse e Fastback com etanol, a potência combinada chega a 130 cv e 20,4 kgfm. As médias de consumo divulgadas pela Fiat para o Pulse são de 13,4 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol) na cidade, e 14,4 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol) na estrada. Já o Fastback apresenta médias urbanas de 12,6 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol), e 13,9 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol) em rodovias.
Ainda não se sabe se o motor 1.0 turbo T200 será mantido nos modelos Citroën e Peugeot que receberão o sistema MHEV. Atualmente, o Citroën C3 Aircross 7 Shine Turbo200, versão topo de linha com sete lugares, tem preço inicial de R$ 138.590; o Citroën Basalt Shine Turbo 200 parte de R$ 115.890 e o Peugeot 2008 GT tem preço a partir de R$ 169.990.
É importante notar que, por enquanto, a próxima geração da Strada (XBP) é a única contemplada com o sistema MHEV dentre os modelos Fiat, buscando otimizar o consumo e as emissões da picape compacta. A Fiat Strada já se destaca no mercado por suas versões mais econômicas.