DestaquesSÉRIE A

O Santos vai cair? Veja como o Peixe pode escapar do rebaixamento

Muitas vezes imprevisível, o futebol segue por caminhos tortos e desconhecidos. Nesse sentido, a partida final entre Santos x Fortaleza, que encerrará a trajetória dos clubes neste Campeonato Brasileiro de 2023 é um exemplo disto. Sobre à derradeira batalha na Vila Belmiro, paira uma ameaça gigantesca ao Santos Futebol Clube, no que poderá ser o seu primeiro rebaixamento à Série B.

Com apenas dois pontos de distância para a zona de rebaixamento, o Santos viu seus dois últimos jogos culminarem no mesmo placar adverso, 3×0. Diante do Fluminense, de Fernando Diniz, o Peixe, comandado por Marcelo Fernandes, via uma equipe que, já garantida na Conmebol Libertadores 2024 e com a vida resolvida quanto ao Brasileirão, cumpria tabela enquanto aguarda o início do Mundial de Clubes. Apesar disso, o Alvinegro Praiano sofreu três gols e foi derrotado em plena Vila Belmiro.

Na sequência, no último domingo (03), a derrota na Ligga Arena novamente por 3×0, contra o Atlhetico-PR, também já garantido na Sul-Americana e apenas cumprindo tabela na competição, fez pairar novamente “o fantasma do rebaixamento” na Vila Belmiro. Apesar disso, diante do Fortaleza, o Santos mais uma vez terá a chance de resolver a sua vida em casa.

Seja por mérito próprio ou incompetência dos rivais na luta contra o rebaixamento, o fato é o que o Santos depende apenas de si. Mais do que isso, o Peixe ainda pode contar também com a sorte em caso de empate ou triunfo do embalado Atlético-MG, de Felipão, que joga contra o Bahia, de Rogério Ceni, na Arena Fonte Nova. Ou, ainda em caso de derrota do Vasco, de Ramón Diaz, que joga em São Januário contra o Red Bull Bragantino, de Pedro Caixinha.

Méritos e deméritos no declínio do Santos

Atual 15º colocado do Brasileirão, com 43 pontos, o Santos se vê ameaçado pelo Vasco, em 16º com 42 pontos, e pelo Bahia, em 17º com 41 pontos. Este cenário é repleto de méritos e deméritos da equipe santista e por óbvio também de seus adversários diretos nesta reta final.

Verdade, tivesse o Vasco ou o Bahia ganho algum dos seus dois últimos jogos e a situação para o Peixe seria ainda pior. Apesar disso, o clube ainda é o que tem menores chances de cair, apenas 6,2%, contra 24,9% do Vasco e 68,9% do Bahia, de acordo com a UFMG.

Com seus altos e baixos, sendo os baixos muito mais frequentes e os altos, nem tão altos assim, o Santos viveu em 2023 um ano complicado. No campeonato paulista não conseguiu passar da fase de grupos, mais uma vez.

Na Sul-Americana, outra Eliminação na fase de grupos. Na Copa do Brasil, foi eliminado nas oitavas de final contra o Bahia nos pênaltis. No Brasileirão, a oscilação negativa foi marca registrada da equipe, que teve cinco técnicos em 2023 (Odair Hellmann, Claudiomiro Santiago, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes).

Mesmo após ser goleado pelo Internacional, o Santos conseguiu se recuperar diante do Flamengo. (Fonte: Gráfico do Santos / Reprodução CBF)
Mesmo após ser goleado pelo Internacional, o Santos conseguiu se recuperar diante do Flamengo. (Fonte: Gráfico do Santos / Reprodução CBF)

As trocas constantes de treinadores e os problemas com o elenco e torcida, foram alguns dos aspectos que prejudicaram a campanha santista. Em seu pior momento na temporada, o clube chegou a ser goleado por 7×1 pelo Internacional, na 28ª rodada do Brasileirão, na época o clube era o 18º, no Competição.

Apesar disso, conseguiu “recuperar-se” e fez uma série de bons jogos, até voltar a sofrer com resultados ruins a partir da 33ª rodada. Fato é que envolto neste cenário, o Santos está mais próximo do seu pior desempenho na história dos pontos corridos.

As coincidências entre as atual temporada e a pior da sua história

Em 2008, o Santos terminou o Brasileirão na 15ª posição, curiosamente a mesma de agora, em 2023. Há época, o Peixe conquistou apenas 45 pontos, teve 15 derrotas e apenas 11 vitórias. Na atual temporada, o clube tem apenas 43 pontos, mas soma as mesmas 11 vitórias e 15 derrotas.

Em 2008, o Santos brigou até a última rodada para escapar do rebaixamento, fato que conseguiu apenas por um ponto de diferença para o Figueirense, então 17º colocado, com 44 pontos. Curiosamente, naquele ano o Vasco também brigava para escapar, mas não conseguiu, sendo rebaixado, na 18ª posição, com apenas 40 pontos conquistados.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo