PalmeirasDestaquesFlamengo

Chapéu no Palmeiras? Flamengo contrata profissional subutilizado no Verdão

Com apenas duas contratações de jogadores no ano e várias saídas, o Palmeiras perdeu oportunidades importantes de se reforçar. Além disso, nesta segunda (09), teve confirmada mais uma baixa no futebol do clube, trata-se do analista de desempenho Lucas Oliveira, que deixará o clube de Abel Ferreira para reforçar a comissão técnica de Tite no Flamengo.

No Verdão desde 2021, Lucas trabalhava como observador de mercado. No Palmeiras ele era o responsável por fazer o cruzamento de dados entre as peças pedidas por Abel Ferreira e os nomes compatíveis no mercado para reforçar o time.

O profissional também esteve presente na equipe do técnico Tite durante a Copa do Mundo do Qatar de 2022. Em seu trabalho na Seleção Brasileira a função dele consistia em analisar o desempenho das equipes adversárias e elaborar relatórios.

Com base nessa análise a comissão poderia preparar melhor a equipe de acordo com as características do adversário. Nesta função, Lucas chamou a atenção do técnico Tite.

Assim, com a chegada do técnico ex-Seleção Brasileira a Gávea, o preparador acabou por aceitar o convite e fazer parte da nova comissão técnica rubro-negra. Além de Lucas, César Sampaio, ex-jogador do Palmeiras também fará parte da equipe montada por Tite.

Subutilizado no Palmeiras?

Tido como um grande profissional, Lucas Oliveira tinha como trabalho indicar nomes que poderiam reforçar a equipe principal. Sua chegada ao clube em 2021, precedeu a chegada de Leila Pereira a presidência do clube.

A mandatária que dizia não acreditar na política do “bom e barato” no mercado de transferências, também não se destacou por acreditar em soluções caras. Sendo essa umas das críticas mais frequentes a sua gestão.

Nos últimos anos, diversos nomes foram estudados pelo clube, alguns deles chegaram a receber sondagens e propostas. Mas poucas foram as contratações que de fato foram a diante. Muito disso atribuída a uma política de economia e corte de gastos, visando a “saúde financeira do clube”.

O modelo de gestão não tem agradado a uma parcela considerável dos torcedores, inclusive acarretando protestos como os ocorridos antes da partida contra o Santos, no último domingo. Na atual temporada o Palmeiras fez apenas duas contratações: Artur e Richard Ríos. Entre os reforços em 2022, apenas um conseguiu se consolidar no elenco, o zagueiro Murilo.

Caso desempenhe função semelhante no Flamengo, Lucas poderá contar com um leque maior de oportunidades. Tite, novo comandante técnico do clube é apontado como alguém preparado e de peso para fazer a reformulação do elenco Rubro-Negro, o que já garantiria ao analista de desempenho mais espaço para o aproveitamento do seu trabalho analisando o mercado.

Além disso, a chegada do novo profissional a Gávea também tem potencial por se tratar de um clube com política mais agressiva quando ao mercado de transferências. O que visto deste ponto poderá ressaltar ainda mais as competências de Lucas no desempenho das suas funções.

Perfil profissional

Formado como analista de desempenho e mercado em Portugal, Lucas Oliveira é também instrutor de cursos na área pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além de sua passagem pelo Palmeiras, atuou no Brasil no Grêmio e no Athletico-PR, além de Ludogorets, da Bulgária. E claro, seu trabalho junto a Seleção Brasileira.

Tite no Flamengo

Já confirmado como novo técnico do Flamengo, Tite se apresenta a equipe de jogadores nesta terça-feira (10) no Ninho do Urubu. O treinador quer aproveitar a Data FIFA para iniciar os trabalhos afim de ter mais tempo para preparar a equipe pensando nesta reta final de Brasileirão.

Atualmente o Flamengo é o 5º colocado com 44 pontos, empatado com Grêmio e Palmeiras. Além disso, está a dois pontos do vice-líder Redbull Bragantino e 11 pontos atrás do líder Botafogo. Caso o campeonato acabasse hoje, o Flamengo estaria fora da lista de classificados diretos para a Libertadores 2024.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo