DestaquesPalmeiras

Após nova derrota, Abel Ferreira revela pressão para saída de jogadores no Palmeiras

O Palmeiras chegou a sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro 2023. Após ser eliminado da Libertadores pelo Boca Juniors, o Verdão perdeu de virada para o Santos na Arena Barueri.

A derrota é a terceira seguida no Brasileirão e evidenciou um momento de fragilidade emocional dos jogadores, após a eliminação na Libertadores. Como já havia ocorrido na derrota para o RedBull Bragantino, o Palmeiras foi melhor na primeira etapa diante do Santos.

Apesar disso, só conseguiu converter uma das várias oportunidades criadas. Desse modo, sofreu no início do segundo tempo, onde a equipe tomou os dois gols que permitiram a virada Santista.

Um ponto que tem sido questionado pelos torcedores é a falta de contratações. Além disso, as negociações de alguns dos seus jogadores reservas, que foram ‘repostos’ com atletas da base do clube. Sem reforços de peso e experiência, a impressão é de que a equipe vem definhando em momentos pontuais na temporada, principalmente após a perda de Dudu.

Após a derrota diante do Santos, o técnico Abel Ferreira revelou os motivos que levaram, a equipe a negociar alguns dos seus jogadores em 2023. De acordo com o treinador, a pressão e mesmo ameaças a alguns dos jogadores impactaram diretamente no trabalho.

“Se vocês prestarem atenção de quando chegamos, como era o plantel e como é, se você olhar quantos saíram: Jorge, Danilo, Scarpa, Veron, Merentiel, Tabata, Navarro… Alguns saíram por não aguentar a pressão de jogar aqui e pediram para sair, porque estavam tendo a família ameaçada. Falaram comigo, e eu entendo isso. Quando o jogador fala que não quer jogar mais no clube, eu entendo. Pediram para sair e saíram”, revelou Abel.

Saída no Palmeiras

Neste cenário revelado por Abel alguns dos jogadores citados pelo treinador tiveram questões pontuais para suas saídas. É o caso de Gustavo Scarpa, decidido a sair por um objetivo pessoal, a intenção de jogar na Europa.

Em relação a saída de Danilo, outra questão impactou direto na decisão. O atleta foi uma das principais revelações do clube nos últimos anos e sua saída da equipe era vista como natural diante do seu momento de ascensão.

Quanto a Veron, questões extra campo e o momento vivido pelo jogador impactaram em sua saída. Contudo, seu status como jogador promissor levou o Palmeiras a surpreender o seu torcedor ao aceitar uma proposta do Porto, tida como abaixo do esperado do ponto de vista financeiro.

Já as demais negociações de jogadores, acabam ficando aparentemente mais atreladas as revelações do técnico alviverde. Merentiel, hoje no Boca Juniors, acabou inclusive sendo peça fundamental na eliminação do Palmeiras.

Bruno Tabata (Qatar Sports Club) e Navarro (Colorado Rapids), conseguiram oportunidades em outros clubes. Enquanto Jorge, emprestado ao Fluminense, segue lesionado e deve voltar ao alviverde em 2024.

Falta de elenco no Verdão?

Uma questão muito debatida no Palmeiras diz respeito a falta de contratações de jogadores. Na atual temporada, o Verdão contratou apenas Artur e Richard Ríos. Contudo perdeu Danilo, Scarpa, Wesley, Kuscevic, Merentiel, Jorge, Pedro Bicalho, Navarro, Veron e Rodrigo Tabata.

Contudo, a base alviverde mostrou ter atletas talentosos e que podem suprir algumas dessas lacunas no elenco. Apesar disso, muitos dos garotos tem encontrado dificuldades para jogar no time de Abel.

O treinador português insiste na questão da maturidade e experiência para fechar o seu time titular. Mas com os resultados recentes a base deverá ser mais aproveitada nesta reta final do Brasileirão. Nesse sentido, a necessidade de uma reformulação pensando em 2024 acaba se tornando evidente e pequenos movimentos podem indicar isso.

Por enquanto, entre os nomes que devem deixar a equipe, há apenas uma unanimidade, o volante Jailson. Contudo outros atletas tem sido sondados e vem sendo assediados pelo mercado: É o caso de Gómez, Luan, Piquerez, Gabriel Menino, Veiga e Rony. Outros como o goleiro Marcelo Lomba e o lateral-direito Marcos Rocha, podem estar no fim do seu ciclo no clube.

Próximo jogo do Palmeiras

O Palmeiras agora retorna a campo apenas após a DATA FIFA. Agendado para a quarta-feira (18), o reencontro com o torcedor palmeirense no Allianz Parque acontecerá contra o Atlético-MG.

A partida será válida pela 27ª rodada do Brasileirão. Atualmente o Verdão é o quarto colocado com 44 pontos, empatado com Grêmio e Flamengo. As equipes estão a 2 pontos do vice-líder, o Red Bull Bragantino, e 11 atrás do líder, o Botafogo.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo