Resumo da Notícia
Paulinho, atacante do Palmeiras, foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa da comemoração do gol marcado contra o Flamengo, no último sábado (23), no Maracanã. O jogador foi enquadrado no artigo 258-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “provocar o público durante a partida”, e pode pegar de dois a seis jogos de suspensão.
O ponto questionado pela Procuradoria não foi o pedido de silêncio feito na comemoração, mas o gesto considerado obsceno. Segundo o enquadramento, o movimento é característico de torcidas organizadas de Palmeiras e Vasco, clube pelo qual Paulinho ganhou destaque no início da carreira.
A denúncia contra Paulinho está ligada à interpretação de que a comemoração poderia configurar provocação ao público durante a partida. O artigo usado pela Procuradoria foi o 258-A do CBJD, que prevê punição para esse tipo de conduta.
O julgamento ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em breve. Até lá, o Palmeiras acompanha o caso com a defesa de que a comemoração não teve tom provocativo contra o Flamengo.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
A leitura do clube é de que Paulinho comemorou de frente para a torcida alviverde, o que enfraqueceria a tese de provocação direta aos rubro-negros presentes no Maracanã.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, comentou o caso durante o sorteio da Copa do Brasil e criticou a denúncia feita contra o atacante. Para ela, o futebol tem perdido naturalidade nas comemorações de gol.
“Essa questão das comemorações, está ficando muito chato. O atleta, quando fizer gol, tem que pedir desculpa? Ele comemorou de uma forma como vários atletas já comemoraram no meu estádio. Eu não vi problema algum. Foi um jogo grande, tenso. Não vi nenhum problema na comemoração do Paulinho. Eu vou me orientar na próxima vez que fizerem gol, ainda mais contra rival, tem que pedir desculpa. Não dá, né. Futebol é entretenimento”, disse.
A fala reforça a posição do Palmeiras de que o gesto de Paulinho deve ser analisado dentro do contexto de um jogo grande e tenso, sem ser tratado automaticamente como provocação ao adversário.
Qual punição Paulinho pode receber?
Caso seja condenado no STJD, Paulinho pode receber suspensão de dois a seis jogos. A pena está prevista no artigo em que o atacante foi enquadrado pela Procuradoria.
| Caso | Informação |
|---|---|
| Jogador denunciado | Paulinho, atacante do Palmeiras |
| Jogo citado | Flamengo x Palmeiras |
| Local | Maracanã |
| Motivo da denúncia | Gesto considerado obsceno na comemoração |
| Artigo citado | 258-A do CBJD |
| Conduta descrita | “Provocar o público durante a partida” |
| Pena prevista | De dois a seis jogos de suspensão |
| Julgamento | Ainda não marcado |
O Palmeiras sustenta que a comemoração de Paulinho não foi direcionada à torcida do Flamengo. O argumento do clube é que o atacante fez o gesto voltado para os torcedores palmeirenses.
A denúncia, no entanto, leva o caso para análise do STJD, que decidirá se a conduta se enquadra ou não como provocação ao público durante a partida. Até a definição do julgamento, Paulinho segue aguardando o andamento do processo.
