Resumo da Notícia
Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (18) os 26 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, e um dos nomes que mais chamaram atenção foi o de Weverton, goleiro do Grêmio.
A presença do jogador de 38 anos foi tratada como surpresa porque ele desbancou concorrentes como Bento, do Al-Nassr, e Hugo Souza, do Corinthians. Weverton vai formar o trio de goleiros do Brasil ao lado de Alisson e Ederson.
Esta será a segunda Copa do Mundo da carreira do goleiro. Em 2022, ele também foi convocado por Tite para disputar o Mundial do Catar. Agora, entra na primeira lista final de Ancelotti, mesmo sem ter sido chamado pelo treinador italiano desde que ele assumiu a Seleção Brasileira.
Weverton defendeu o América-RN no início da carreira
Antes de se firmar no futebol brasileiro e virar ídolo por Athletico Paranaense e Palmeiras, Weverton teve uma passagem pelo América-RN. O goleiro chegou ao clube potiguar em 2009, emprestado pelo Corinthians, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
Na época, o América passava por uma reformulação após uma eliminação precoce no Campeonato Potiguar. Weverton tinha 21 anos e ainda iniciava sua trajetória profissional.
Durante a Série B, dividiu a posição com Rodolpho. Começou a competição como titular sob o comando de Guilherme Macuglia, mas perdeu a vaga após apenas duas rodadas. Depois de 11 rodadas, retomou a titularidade e permaneceu entre os titulares por 14 jogos.
Na sequência, voltou a perder espaço e terminou a competição como opção no banco de reservas. Ao todo, disputou 16 partidas pelo América-RN.
Do América-RN ao ouro olímpico e aos títulos nacionais
Depois da passagem pelo clube potiguar, Weverton jogou por Botafogo-SP e Portuguesa antes de chegar ao Athletico Paranaense, em 2012. No time paranaense, ganhou destaque, virou ídolo e chegou à Seleção Brasileira.
Em 2016, foi convocado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e participou da conquista do ouro inédito do Brasil no futebol masculino.
Após seis temporadas no Athletico, o goleiro acertou com o Palmeiras, onde se tornou um dos principais nomes da posição na história do clube. Entre 2018 e 2026, disputou 448 jogos e conquistou 13 títulos.
Entre as principais conquistas estão duas Copas Libertadores, em 2020 e 2021, e três Campeonatos Brasileiros, em 2018, 2022 e 2023.
Agora, Weverton chega à Copa de 2026 como uma das apostas de Ancelotti para a meta brasileira. A convocação também recoloca em evidência um capítulo menos lembrado da carreira do goleiro: a passagem pelo América-RN, ainda no início da trajetória profissional.
