Resumo da Notícia
Neymar vai desfalcar a Seleção Brasileira nos dois amistosos preparatórios para a Copa do Mundo e também deve perder a estreia do Brasil no torneio. O prognóstico foi apresentado nesta quinta-feira pelo médico da CBF, Rodrigo Lasmar, em pronunciamento realizado na Granja Comary, em Teresópolis, antes das entrevistas coletivas de Casemiro e Weverton.
O atacante do Santos passou por exames após se apresentar à Seleção, e a avaliação apontou uma lesão grau dois na panturrilha, não apenas um edema. Com isso, a expectativa é que Neymar fique fora de combate por um período de duas a três semanas, o que compromete diretamente sua participação no início da preparação e coloca em risco sua presença na primeira partida do Brasil na Copa do Mundo.
“Neymar se apresentou ontem (27/05) aqui na Granja Comary, fez todos os exames médicos, que terminou com uma ressonância magnética que terminou com uma lesão grau dois na panturrilha, não apenas um edema. A expectativa é que de duas a três semanas ele estará liberado”.
A fala de Rodrigo Lasmar confirmou que o quadro clínico do jogador é mais delicado do que o informado anteriormente pelo Santos à CBF. Antes da convocação, o médico do clube paulista, Rodrigo Zogaib, havia afirmado que o problema de Neymar se tratava apenas de um edema. Na ocasião, a expectativa era de que o craque se apresentasse à Seleção em condições de iniciar os treinos no dia 27, o que não ocorreu.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
Diagnóstico da CBF contrariou avaliação inicial do Santos
A situação de Neymar se tornou a principal preocupação da Seleção neste começo de preparação para a Copa do Mundo. Embora o Santos tenha comunicado inicialmente um edema, a CBF já tinha informações prévias de que a lesão poderia não ser tão simples.
Por esse motivo, após os exames protocolares realizados com os 23 jogadores que se apresentaram à Seleção, Rodrigo Lasmar encaminhou Neymar para aprofundar o diagnóstico em uma clínica de Teresópolis. O local foi fechado para receber o atacante do Santos.
O resultado da ressonância confirmou a lesão grau dois na panturrilha. Ao explicar o caso, Lasmar fez questão de reforçar que o problema não é apenas um edema, como havia sido relatado pelo Santos antes da apresentação do jogador.
Na prática, o novo diagnóstico muda o cenário da preparação brasileira. Neymar não terá condições de participar dos primeiros compromissos da Seleção e só deve ser liberado em uma janela que começa muito próxima da estreia do Brasil na Copa do Mundo.
Quais jogos Neymar vai perder?
Com a previsão de afastamento entre duas e três semanas, Neymar deve voltar a ficar apto entre os dias 11 e 18 de junho. Esse prazo tira o atacante dos dois amistosos preparatórios da Seleção Brasileira.
O primeiro compromisso será contra o Panamá, neste domingo, 31 de maio, no Maracanã. Depois, o Brasil enfrenta o Egito, no dia 6 de junho, em Cleveland, nos Estados Unidos. Neymar não deve participar de nenhum dos dois jogos.
Mesmo no cenário mais otimista, com retorno em duas semanas, o atacante só ficaria disponível em 11 de junho, apenas dois dias antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo. A Seleção inicia sua caminhada no torneio contra o Marrocos, no dia 13 de junho. A segunda rodada será contra o Haiti, no dia 19.
Esse calendário torna a presença de Neymar na estreia improvável, ainda que o prazo mínimo de recuperação seja cumprido. A avaliação médica apresentada pela CBF indica que o jogador precisará de tempo para se recuperar da lesão antes de voltar a atuar.
Lista definitiva precisa ser entregue em 1º de junho
A situação de Neymar também passa pelo regulamento da Copa do Mundo 2026. A lista definitiva de jogadores deve ser entregue no dia 1º de junho. A partir dessa data, cortes só podem ocorrer em casos justificados de lesão ou doença grave.
Pelas regras do torneio, um atleta pode ser substituído até 24 horas antes do início da primeira partida, desde que a alteração seja justificada à Fifa. Esse ponto mantém aberta uma possibilidade regulamentar em caso de agravamento ou impossibilidade de recuperação dentro do prazo previsto.
Por enquanto, o que existe é o diagnóstico confirmado pela CBF: Neymar tem uma lesão grau dois na panturrilha, ficará fora dos amistosos contra Panamá e Egito e deve perder a estreia do Brasil contra o Marrocos. A condição física do atacante passa a ser um dos principais assuntos da Seleção nos dias que antecedem a Copa do Mundo.
