Manoel cobra R$ 11,8 milhões do Fluminense na Justiça

Fluminense é acionado por Manoel em processo de quase R$ 12 milhões
Fluminense é acionado por Manoel em processo de quase R$ 12 milhões — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Resumo da Notícia

  • O zagueiro Manoel entrou com um processo na Justiça do Trabalho contra o Fluminense.
  • A cobrança totaliza R$ 11.863.377,57 e inclui indenizações, férias, FGTS, premiações, multas e danos morais.
  • O jogador alega que o clube descumpriu a legislação esportiva ao não prorrogar seu contrato após uma lesão no menisco, que o impediu de se recuperar completamente antes do fim do vínculo.
  • Manoel sustenta que o Fluminense deveria ter estendido o contrato até sua plena recuperação, conforme previsto na legislação esportiva.
  • O Fluminense informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre o processo e, por isso, não comentará o assunto.
  • O zagueiro defendeu o clube por quatro temporadas, disputando 118 jogos e marcando 10 gols.

O zagueiro Manoel acionou o Fluminense no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e cobra um total de R$ 11.863.377,57 em indenizações e valores que, segundo a ação, estariam pendentes. O processo envolve pedido de estabilidade provisória por lesão, férias, FGTS, premiações atrasadas, multa, danos morais, honorários e custeio de despesas médicas.

O caso tem um ponto central: Manoel deixou o clube no fim de 2025, quando seu contrato terminou, mas alega que ainda estava em recuperação de uma lesão no menisco e que só ficou plenamente recuperado em março de 2026. O jogador sustenta que, pela legislação esportiva, o Fluminense teria obrigação de prorrogar o vínculo até a recuperação completa.

Procurado, o Fluminense informou que não foi notificado oficialmente e que, por isso, não vai se pronunciar sobre o assunto.

O que Manoel cobra do Fluminense?

No documento ao qual o ge do Rio de Janeiro teve acesso e divulgou primeiro, Manoel afirma que houve descumprimento da legislação esportiva. A defesa do jogador aponta que o clube empregador deve renovar o contrato de um atleta lesionado pelo período previsto para sua recuperação completa.

A cobrança total chega a R$ 11,8 milhões. Entre os principais valores, estão R$ 5 milhões de indenização, R$ 3,1 milhões referentes ao seguro obrigatório desportivo e R$ 1,5 milhão em honorários.

PedidoValor
Seguro obrigatório desportivoR$ 3,1 milhões
IndenizaçãoR$ 5 milhões
Premiações/bichosR$ 550 mil
FGTSR$ 640 mil
FériasR$ 600 mil
MultaR$ 261 mil
Danos moraisR$ 100 mil
HonoráriosR$ 1,5 milhão
Total cobradoR$ 11.863.377,57

Além da discussão sobre estabilidade provisória, o zagueiro cobra pagamentos atrasados de férias, FGTS e premiações, que somam R$ 551.329,17, além do custeio das despesas da cirurgia realizada no menisco.

Por que o zagueiro entrou na Justiça?

Segundo a ação, Manoel se lesionou em outubro de 2025. Após exames de imagem, foi detectada uma lesão no menisco. Inicialmente, o Fluminense teria optado por tratamento conservador, sem cirurgia, mas a recuperação não avançou como esperado.

Com isso, o zagueiro decidiu passar por procedimento cirúrgico. O período de recuperação estimado era de quatro a cinco meses.

Cobertura relacionadaABC segura liderança, América-RN vence fora e potiguares avançam na Série D

O problema, segundo a defesa do atleta, é que no fim de dezembro ele foi comunicado de que o contrato não seria renovado. Manoel entende que teria direito à extensão do vínculo até a recuperação completa da lesão.

Do ponto de vista esportivo, é uma situação sensível. Lesão em fim de contrato costuma gerar tensão justamente porque cruza três interesses: o planejamento financeiro do clube, a proteção legal do atleta e o desgaste de uma relação que, até então, havia sido longa. No caso de Manoel, a cobrança ganha peso porque ele estava há quatro temporadas no Fluminense e acumulou participação relevante no elenco.

Manoel esperou contato do clube antes da ação

Ainda segundo o material divulgado, Manoel teria pedido ao seu estafe que não fizesse nenhum movimento judicial inicialmente. O jogador acreditava que o Fluminense entraria em contato para tratar do assunto.

Nesse período, ele foi liberado para seguir tratamento e manter a forma física no CT Carlos Castilho. Porém, de acordo com a versão apresentada, não houve conversa posterior sobre a situação. Após cinco meses, o zagueiro decidiu entrar com a ação trabalhista. Manoel é representado pelo advogado Filipe Rino.

Qual foi a passagem de Manoel pelo Fluminense?

Manoel defendeu o Fluminense por quatro temporadas. No período, disputou 118 jogos e marcou 10 gols.

Durante sua passagem pelo clube, o zagueiro também viveu um episódio de doping. Na ocasião, o Fluminense o auxiliou a comprovar sua inocência.

Hoje, Manoel está livre no mercado.

Caso expõe desgaste de uma saída mal resolvida

A ação de Manoel coloca o Fluminense diante de uma discussão jurídica e institucional que vai além dos números. A cobrança é alta, mas o ponto mais delicado está na alegação de que o jogador teria sido desligado ainda em período de recuperação.

Em clubes grandes, saídas de atletas experientes costumam exigir cuidado. Quando há lesão, histórico de serviços prestados e valores pendentes envolvidos, o tema deixa rapidamente o campo da simples decisão esportiva e vira disputa trabalhista.

O Fluminense ainda não se pronunciou sobre o mérito porque afirma não ter sido notificado. A partir da notificação, o clube poderá apresentar sua versão no processo.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.