Resumo da Notícia
O América-RN terá atenção voltada ao julgamento da 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira (21), às 11h, no Rio de Janeiro. Em pauta está o caso do lateral-direito Lucas Mendes, expulso no Clássico-Rei contra o ABC, no dia 7 de abril, pela Copa do Nordeste, e que pode acabar desfalcando o clube na sequência da Série D do Campeonato Brasileiro.
A sessão será realizada no Plenário do Tribunal e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do STJD no YouTube. O ponto central é saber se a Comissão vai acolher o entendimento da Procuradoria, que se manifestou pelo arquivamento do processo com base no artigo 78 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), ou se dará andamento ao caso.
Caso o presidente da 1ª Comissão Disciplinar discorde do pedido de arquivamento, os autos serão encaminhados a outro procurador para nova análise. Se houver punição, a suspensão de Lucas Mendes terá reflexo na Série D, competição que o América disputa neste momento.
Expulsão aconteceu nos acréscimos do Clássico-Rei
Lucas Mendes recebeu o segundo cartão amarelo aos 48 minutos do segundo tempo, após uma falta em Wallyson, atacante do ABC. A partida era válida pela Copa do Nordeste e teve arbitragem de Antônio Dib Moraes de Sousa, do Piauí.
Adicione o Portal N10 às suas Fontes Preferidas e acompanhe nosso perfil para receber mais notícias quando o assunto estiver em alta.
Na súmula, o árbitro registrou a expulsão da seguinte forma:
“Expulsei aos 48 minutos do segundo tempo, por segunda advertência com cartão amarelo, o Sr. Lucas Ferreira Mendes, nº 32 da equipe América Futebol Clube SAF, por realizar uma entrada temerária na disputa de bola contra seu adversário, nº 11”, relatou o árbitro na súmula da partida.
A situação exige cautela do América porque, mesmo sendo um lance ocorrido em outra competição, eventual punição pode ser cumprida agora, afetando diretamente a montagem do time na Série D. Vale lembrar que o lateral americano já cumpre suspensão automática por cartões amarelos e será desfalque no clássico contra o ABC no próximo domingo, dia 24.
Preparador de goleiros também será julgado
O julgamento desta quinta-feira também envolve Vinicius Bandeira, preparador de goleiros do América. Ele foi denunciado com base no artigo 258 do CBJD, que trata de postura contrária à disciplina ou à ética desportiva. A punição prevista é de uma a seis partidas de suspensão.
O árbitro relatou que a expulsão de Vinicius ocorreu ainda no primeiro tempo, aos 40 minutos:
“Expulsei com cartão vermelho direto, aos 40 minutos do primeiro tempo, o Sr. Vinicius Ziegler Bandeira, treinador de goleiros da equipe América Futebol Clube SAF, por desferir um chute na caixa térmica em protesto contra a marcação de uma falta contra sua equipe, demonstrando clara discordância com as decisões da arbitragem”, registrou o árbitro.
