Na noite desta quarta-feira (21), Bahia x Palmeiras se enfrentaram pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na Fonte Nova o Tricolor venceu o Verdão no último minuto e quebrou um tabu que durava 35 anos.
Com times desfalcados, Bahia e Palmeiras foram a campo na Fonte Nova. No Tricolor de Aço oito jogadores não estavam à disposição da equipe. Ao mesmo tempo, o Verdão chegou para a partida sem quatro dos seus titulares.
Como foi Bahia x Palmeiras?
A princípio a partida começou com o Bahia pressionando. Ciente da estratégia que o técnico Abel Ferreira costuma usar e da pressão geralmente nos primeiros momentos de cada tempo, o técnico Renato Paiva adiantou o time para buscar sufocar o Palmeiras.
A iniciativa até funcionou em um primeiro momento, mas na metade da etapa inicial o Verdão já dominava a partida. Em seu esquema habitual de pressão, o time de Abel Ferreira ia construindo uma jogada após a outra e pressionando forte a equipe baiana.
Apesar das boas oportunidades criadas, o Palmeiras não conseguiu superar o goleiro Marcos Felipe. Um dos melhores na partida, o arqueiro do Tricolor de Aço não só pegou as principais oportunidades criadas pelo time paulista, como se antecipou e encurtou espaços dentro da área evitando outras.
Além disso, a defesa baiana compactava muito bem e reduzia os espaços na área. Assim também conseguiu realizar desarmes precisos em jogadas de perigo do Palmeiras.
A equipe paulista, que até então detém o melhor ataque da competição, com média de 2 gols por rodada, não conseguiu marcar na partida. E como diz o velho ditado do futebol “aquele que não faz, leva”.
E assim ocorreu, no finalzinho da partida, aos 47′ minutos da segunda etapa, em bela jogada do meia Cauly, que deixou Zé Rafael e Richard Rios para trás, deixou o capitão Gustavo Gómez no chão, driblou o camisa 27 palmeirense mais uma vez e pressionado por Zé Rafael e Luan soltou a bola dividida para Danielzinho, que finalizou em chute cruzado a meta adversária.
Substituto de Weverton, o goleiro Marcelo Lomba até defendeu a bola em um primeiro momento. Mas no rebote Thaciano chegou mais rápido que a defesa alviverde e não perdoou.
Fim de um Tabu de 35 anos

A vitória conquistada pelo Bahia nos últimos minutos da partida contra o Palmeiras foi uma prova de resistência. Mas além disso, também foi útil para quebrar um tabu que durava 35 anos.
Desde 1988 o time não vencia o Alviverde Paulista como mandante. A sequência de vitórias do Palmeiras sobre o Bahia, em Salvador, era de 14 jogos.
Derrota do último invicto do Brasileirão
Outro ponto importante sobre a derrota do Palmeiras para o Bahia é a queda do clube como último invicto do Brasileirão. Feito que durou 10 rodadas seguidas da competição.
Vale lembrar ainda que esta é apenas a quarta vez que o clube paulista perde nesta temporada. Atualmente o Verdão tem apenas uma derrota no Paulistão que disputou, na copa Libertadores da América, na Copa do Brasil e agora também no Brasileirão.
Além disso, com a derrota o Palmeiras perde a chance de ultrapassar o Botafogo, líder da competição. Atualmente o Verdão está a apenas dois pontos de diferença, mas pode ver essa distância aumentar para cinco pontos caso o Alvinegro Carioca vença o Cuiabá, com quem joga nesta quinta-feira (22).
Próximos jogos de Bahia e Palmeiras
O Bahia agora vai ao Rio de Janeiro, enfrentar o Fluminense no Maracanã. A partida acontece neste sábado às 18h30 (horário de Brasília).
Ao mesmo tempo, o Palmeiras recebe no Allianz Parque o líder Botafogo. A partida acontece no domingo (25), às 16h00 (horário de Brasília).
Ambos os jogos ocorrem pela 12ª rodada do Brasileirão 2023.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.